Quem ganhou a eleição nas 3 cidades dos EUA que já concluíram a votação para presidente?

  • Shi Xiaomeng/ Xinhua

    Os habitantes de três cidades do estado de Nova Hampshire tem como tradição terminar o processo de votação em menos de 10 minutos

    Os habitantes de três cidades do estado de Nova Hampshire tem como tradição terminar o processo de votação em menos de 10 minutos

A eleição presidencial dos Estados Unidos terá seus momentos cruciais na noite desta terça-feira.

Mas em três cidades no noroeste do país a eleição já está decidida.

No estado de New Hampshire, as cidades de Dixville-Notch, Hart's Location e Millsfield abriram as urnas já no primeiro minuto desta terça.

Só que nesses lugares há tão poucos habitantes que os votos foram contados em alguns minutos. E os resultados já estão disponíveis.

Dixville-Notch

Há 50 anos, a possibilidade de votar à meia-noite virou uma tradição local. Na cidade, segundo a escolha de oito pessoas, a vencedora da eleição é Hillary Clinton, que contou com quatro votos.

Dixville-Notch também participou das eleições primárias dos partidos no começo do ano. Do lado republicano, o vencedor foi o governador de Ohio John Kasich, com três votos contra dois de Donald Trump. Do democrata, o senador Bernie Sanders ganhou todos os quatro votos democratas contra Hillary Clinton.

Na eleição presidencial de 2012, houve pela primeira vez um empate entre o presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney, com cinco votos para cada um.

Em Dixville-Notch, uma cidade que fica a 10 minutos da fronteira com o Canadá, a maioria das pessoas trabalha na reconstrução de um hotel, o Grand Resort The Balsams, que está fechado desde 2011.

Hart's Location

Em Hart's Location, o voto à meia-noite teve início em 1948 porque os habitantes acharam que era a melhor hora para a votação, considerando que todos trabalhavam no setor ferroviário.

Este ano, a vencedora da eleição foi Hillary Clinton, com 17 votos. Na eleição passada, Obama venceu Romney com 23 votos contra nove.

Ali havia 36 eleitores registrados e a expectativa era de terminar em poucos minutos a contagem de votos, já que existe uma rivalidade com Dixville-Notch por quem vota primeiro nos EUA. Desta vez, Dixville-Notch foi a primeira.

Millsfield

Em Millsfield, o vencedor da eleição foi Donald Trump, com 16 votos. Hillary Clinton teve apenas quatro votos.

Com 21 eleitores, a cidade reativou o "voto da meia-noite", suspenso desde os anos 1960, na eleição deste ano.

Nas primárias deste ano, a votação foi realizada no pub Roland Proulx. Clinton venceu Sanders com dois votos contra um, enquanto o senador Ted Cruz ultrapassou Trump com nove votos contra três. Os seis votos restantes foram para outros pré-candidatos republicanos.

A lei de New Hampshire permite que a votação seja encerrada e os votos sejam contados em cidades com menos de 100 habitantes assim que todos os eleitores tenham votado.

Por isso, em Dixville-Notch, Hart's Location e Millsfield se alguém sabe que não poderá votar, avisa por escrito dias antes para evitar contratempos.

Os votos dessas três cidades não vão decidir o desfecho da corrida eleitoral à Casa Branca, mas sim a corrida para ser "a primeira do país" a divulgar seus resultados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos