O drama dos somalis que podem ser expulsos do maior campo de refugiados do mundo

O campo de Dadaab, no Quênia, é o maior campo de refugiados do mundo, com 280 mil somalis vivendo no local.

O campo foi criado em 1991 para abrigar famílias fugindo da guerra na Somália - algumas pessoas vivem lá há mais de duas décadas.

Este ano, no entanto, o governo queniano disse que vai fechar o campo por motivos de segurança. Segundo as autoridades, grupos extremistas planejam atacar Dadaab. Até o final de novembro, o campo deve ser desativado, diz o governo.

Mas quando os refugiados voltam à Somália, muitos vão parar em Kismayo, uma cidade portuária que já abriga milhares de repatriados há anos e enfrenta problemas de abastecimento de água e comida, além de nenhum acesso a educação.

Mariam Ibrahim Mohammed, por exemplo, deixou Dadaab seis semanas atrás e se arrependeu. "Falta abrigo aqui, não temos o que dar às crianças. Há muitos problemas aqui", disse à BBC.

O governo somali e agências de ajuda internacional estão promovendo treinamentos para reinserir a população no mercado de trabalho.

"Se os jovens voltarem à Somália e não encontrarem apoio do governo ou de outras organizações, eles podem ser recrutados por grupos extremistas", disse à BBC Mohamed Ali Abdi, ex-refugiado de Dadaab que faz um curso de mecânica.

O governo queniano havia feito um acordo em abril para fechar o campo depois de um ataque do grupo extremista Al-Shabab em uma universidade a 100 quilômetros do local. O grupo, que é ligado à Al-Qaeda, realizou uma série de ataques no país nos últimos anos.

O governo do Quênia destinou U$10 milhões (R$34 milhões) para repatriação, mas a Somália enfrenta problemas para estabelecer um estado atuante enquanto combate o Al-Shabab.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos