Criadora da série 'Girls' elogia revista por mostrar sua celulite em capa

Lena Dunham, autora e atriz da série 'Girls', da HBO, elogiou a revista Glamour por publicar em sua capa uma foto em que se pode ver celulite em sua coxa.

"Obrigada à @glamourmag por deixar a minha celulite em paz nas bancas em todos os lugares hoje", escreveu a autora americana no seu Instagram.

Dunham aparece na capa da edição de fevereiro ao lado de Allison Williams, Zosia Mamet e Jemima Kirke, outras atrizes da série.

A autora e atriz disse que estava orgulhosa por sua coxa ter sido mostrada "com todas as imperfeições" na capa de uma revista lida por milhões de mulheres.

A edição de fevereiro da revista Glamour com o elenco de Girls na capa é diferente porque foi totalmente produzida por mulheres.

'Corajosa?'

No post Dunham lembra das críticas que ouve desde a adolescência.

"Barrigudinha, dentes de coelho, joelhos tortos - parecia que as coisas nunca estava direito e isso me perseguia a cada passo. Eu fazia o tipo malandrinha confiante, mas, por dentro, estava horrorizada e magoada por comentários impensados e pela hostilidade."

"Vamos esclarecer uma coisa: eu não odiava minha aparência, odiava a cultura que estava me falando para odiar (a minha aparência)", acrescentou.

Dunham já tinha provocado polêmica por aparecer nua e seminua em alguns episódios da série. No entanto, criticou a forma como a decisão de mostrar o corpo foi recebida pelo público.

"Quando comecei em minha carreira, algumas pessoas até elogiavam a minha aparência. Mas sempre daquele jeito: 'olha como ela é corajosa! Que ousadia mostrar aquele corpo na TV!'", escreveu.

Dunham é uma das muitas celebridades que criticam o retoque digital de fotos de mulheres em capas de revista e cartazes de filmes.

No começo de janeiro ela reclamou de uma revista da Espanha que usou um "Photoshop louco" em uma foto dela. Mas, acabou voltando atrás depois que a revista alegou não ter feito nada e que a imagem teria sido aprovada pela agente de Dunham.

Depois do episódio, a atriz comentou ter "uma história longa e complicada com o retoque (de fotos)".

Celulite

A celulite ocorre devido a uma alteração no tecido gorduroso da pele e afeta a maioria das mulheres.

Existem vários graus, desde a celulite que só pode ser vista se a pele for apertada entre as mãos ou os dedos, até a que aparece por trás de roupas justas.

Ela não é considerada doença e não afeta apenas quem está acima do peso recomendado, mas é uma fonte de preocupação para muitas mulheres, além de afetar alguns homens.

Geralmente, a pele fica com um aspecto ondulado em regiões como as coxas e nádegas, mas o problema também pode afetar braços e o abdome.

Existem alguns fatores associados à sua ocorrência, como predisposição genética, alimentação e estilo de vida. E também existem muitas promessas de tratamento com cremes e aparelhos, mas nenhuma tem eficácia totalmente comprovada.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que "parece que uma dieta balanceada e bem orientada possa melhorar o aspecto da celulite pela redução da gordura".

Mas também alerta que até o momento não existem suplementos alimentares e misturas herbais com ação comprovada contra a celulite.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos