Topo

Em recado ao mundo, Trump diz na posse que 'EUA estarão em primeiro lugar'

20/01/2017 15h52

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos estarão em primeiro lugar durante seu governo.

Em um discurso de pouco mais de 15 minutos durante sua posse, o republicano voltou a reforçar que seu mandato será marcado pelo protecionismo.

"A proteção vai trazer riqueza e força. Daqui para a frente, os impostos, o comércio e a imigração serão para benefício dos trabalhadores americanos e suas famílias."

Trump ainda destacou que a posse não representava apenas uma mudança de poder no país, mas um retorno desse poder para as mãos do povo dos Estados Unidos.

"Somos uma nação só e o sonho deles é o nosso, o sucesso deles deve ser o nosso, dividimos o mesmo destino glorioso. Por muitos anos, enriquecemos outras indústrias em detrimento das nossas, defendemos fronteiras de outras nações e esquecemos de defender a nossa", afirmou o presidente.

"Tornamos outros países ricos, enquanto a riqueza e confiança do nosso país se dissipou no horizonte. Fábricas fecharam, a riqueza da nossa classe média foi retirada de suas casas e distribuída ao redor do mundo", acrescentou.

"Deste dia em diante, uma nova visão vai governar nosso país. Deste dia em diante, os Estados Unidos estarão em primeiro lugar novamente. Estados Unidos em primeiro lugar."

Ao finalizar sua fala, Trump mandou um recado para todos os americanos "de todos as cidades" e de "um oceano a outro": vocês nunca serão esquecidos de novo.

Ele disse que a "voz, a esperança e o sonho" dos americanos vão definir daqui para frente o destino do país.

"Juntos vamos tornar a América, forte, segura e grande de novo", disse, finalizando o curto discurso com seu lema de campanha.

Cerimônia

A família de Trump - além da mulher, Melania, seus cinco filhos - Ivanka, Tiffany, Eric, Donald Trump Jr. e Barron - acompanhou a cerimônia.

A ex-candidata democrata derrotada pelo republicano na disputa pela Presidência, Hillary Clinton, participou da cerimônia ao lado do marido, o ex-presidente Bill Clinton. Outros ex-presidentes, como George W. Bush e Jimmy Carter, também estiveram na posse.

A expectativa é de que pelo menos 800 mil pessoas estivessem acompanhando a solenidade, realizada em frente ao Capitólio.

Antes disso, Trump e Melania participaram de uma missa na Igreja Episcopal St. John's, como é tradição desde Franklin D. Roosevelt.

Logo depois, eles seguiram para a Casa Branca, onde foram recebidos pelo casal Obama para um café da manhã no Salão Azul da residência presidencial.

De lá, Obama e Trump seguiram no mesmo carro até o Capitólio, para o procedimento oficial de posse.

O primeiro discurso da cerimônia foi do senador Roy Blunt, responsável pelo Comitê da Posse, que fez um histórico da cerimônia e dos discursos já realizados e citou a "celebração da democracia" que o país atravessa no momento da posse de um novo presidente.

Após outros discursos e orações, como o do cardeal Timothy Dolan, e do líder democrata no Senado, Chuck Schumer, ao meio-dia, horário de Washington, o vice-presidente Mike Pence e o novo presidente fizeram o juramento conforme previsto pela Constituição.

Logo em seguida, Trump começou o discurso de posse.

O Hino Nacional dos Estados Unidos foi entoado pela cantora Jackie Evancho - que ficou conhecida após ficar com o segundo lugar no reality show America's Got Talent, em 2010.

Depois da cerimônia, os Obamas devem deixar a cidade em um helicóptero, enquanto Trump participará, ao lado da família, de um almoço promovido pelo Congresso, no próprio Capitólio.