A verdadeira história por trás do meme viral com o "meio-irmão africano" de Trump

  • FACEBOOK / RICKEY SMILEY

Sim, provavelmente você notou que o homem na foto não é um "meio-irmão queniano" do presidente Donald Trump. Mas isso não impediu que a imagem se espalhasse e viralizasse na internet.

Quando a foto foi postada na página do programa do comediante e radialista americano Ricky Smiley no Facebook, no mês passado, provocou centenas de comentários e milhares de compartilhamentos.

A maioria, é claro, fazendo graça sobre a "semelhança".

 

utro meme afirmava que o homem na foto se chama Nyirongo Trump e vive na República do Malauí, na África Oriental.

Na imagem, aparece o slogan "Make Malawi great again" ("Faça o Malauí grande outra vez", em inglês), uma referência ao lema da campanha vitoriosa de Trump à Presidência dos EUA, "Make America great again" ("Faça a América grande outra vez").

Mas afinal, quem é esse suposto 'meio-irmão africano' de Trump que aparece nos memes?

O BBC Trending foi em busca da resposta: ele é o presidente de Gana, Nana Akufo-Addo.

Seguindo pistas

A investigação começou pela imagem original, ou seja, sem a utilização de qualquer efeito de computador para acrescentar o cabelo e o topete que se tornaram uma das marcas registradas do agora presidente americano.

A foto encontrada mostra o presidente de Gana cumprimentando um correligionário do seu New Patriotic Party (NPP, Novo Partido Patriótico, em inglês), o premiado ator ganês Kofi Adu, também conhecido como Agya Koo.

Na postagem do programa de Rickey Smiley no Facebook, entre 311 comentários, apenas duas pessoas parecem ter percebido que se tratava do presidente de Gana.

O internauta Rae Kwon disse que o meme era apenas uma piada e que Nana Ado tinha vencido as eleições presidenciais de dezembro em Gana.

Yvonne Ansah, por sua vez, afirmou que "as únicas semelhanças" reais entre Trump e Nana Ado "é que os dois venceram as eleições no mesmo ano e o elefante é o símbolo de seus partidos".

Embora não seja 'meio-irmão' de Trump, o presidente Addo foi apelidado de "Nana Trump" por alguns correligionários porque a sua campanha e posse aconteceram na mesma época que as do novo chefe da Casa Branca.

E o meme teria começado com uma foto que foi compartilhada por seus eleitores em dezembro do ano passado, com o slogan: "Nana Trump: Make Ghana great again" ("Nana Trump: Faça Gana grande outra vez", em inglês).

Ele tomou posse no último dia 7 de janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos