Topo

Por que centenas de imigrantes estão deixando diariamente os EUA em direção ao Canadá

11/08/2017 11h18

Com a introdução de restrições à permanência de imigrantes nos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump, centenas de estrangeiros têm se dirigido ao vizinho do norte, o Canadá, em busca de asilo político ou refúgio.

Desde janeiro, mais de 4.300 pessoas pediram asilo no país.

A maioria teve o pedido negado nos EUA e vê o Canadá como "segunda chance" para um futuro fora de suas nações - muitas delas, palco de conflitos ou de desastres naturais.

Por causa do grande fluxo de recém-chegados dos EUA, o governo canadense disponibilizou o Estádio Olímpico de Montreal para servir de abrigo.

Além disso, o governo canadense está construindo um acampamento em Quebec, com capacidade para cerca de 500 pessoas.

“Eu morei por seis anos nos EUA, mas não tinha permissão para trabalhar ou estudar”, contou à BBC Louinel Chery, imigrante haitiano que cruzava a fronteira com o Canadá.

Mas a política de imigração do Canadá não é tão receptiva quanto pareça, comenta Marjorie Villefranche, diretora da ONG La Maison d’Haiti.

“As pessoas têm esperança de que as coisas serão melhores para elas e que algo vai acontecer que vai garantir sua permanência”, explica.

“Mas é um longo e difícil processo provar que você é realmente um solicitante de asilo, e o risco de serem mandados embora é muito grande aqui também”.

Ela também ressaltou que pessoas têm se iludido com notícias falsas nas redes sociais sobre a facilidade de entrada no país.

Foi o que aconteceu com um dos solicitantes de asilo entrevistados pela BBC.

“Vimos no Facebook que o Canadá estava aberto e aceitariam haitianos, então nós viemos”, comentou um homem que preferiu ficar anônimo.

A maioria dos que cruzam a fronteira ilegalmente é detida pela Polícia Montada do Canadá e outras forças de segurança.

Enquanto isto, o primeiro-ministro, Justin Trudeau, tem sido pressionado para reforçar a fronteira canadense em meio a preocupações de aumento do fluxo de imigrantes.