Topo

Como a Coreia do Norte influenciou escolha do Prêmio Nobel da Paz

06/10/2017 08h42

A Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (Ican) foi a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2017. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira em Oslo pelo comitê norueguês que anualmente confere a honraria - todos os outros prêmios são distribuídos pela Suécia.

No ano passado, o vencedor foi o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, por seu papel nas negociações de paz com o grupo paramilitar Farc.

Com base na Suíça, a Ican trabalha com mais de 460 ONGs em 101 países. Tudo isso com um orçamento de apenas US$ 1 milhão, com base em doações particulares e de governos da Escandinávia e da União Europeia, além do Vaticano.

Em um ano marcado pelas tensões nucleares entre Estados Unidos e Coreia do Norte, a presidente do júri, Berit Reiss-Andersen, disse que o Nobel foi um reconhecimento pelos "esforços sem precedentes da campanha para obter um tratado proibindo armas deste tipo".

Além disso, Washington reacendeu as tensões com o Irã após o presidente Donald Trump afirmar, na quinta-feira, que o país do Oriente Médio não está cumprindo o acordo de manter pacífico seu programa nuclear.

"Vivemos em um mundo em que o risco de uso de armas nucleares é mais alto do que em anos passados", disse Reiss-Anderson, que citou o caso da Coreia do Norte.

A norueguesa pediu que todos os países com arsenais nucleares iniciem negociações de desarmamento.

"Armas nucleares têm o potencial de destruir o mundo. Enquanto elas existirem, o risco vai existir. E um dia nossa sorte vai acabar".

O único tratado de não-proliferação existente atualmente, assinado em julho, na sede da ONU, em Nova York, tem o apoio de 122 nações, mas nenhuma das nove que já desenvolveram capacidade bélica atômica - EUA, Rússia, China, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, Coreia do Norte e Israel.

Especialistas em assuntos militares estimam que haja cerca 15 mil artefatos nucleares ao redor do mundo.

Como o Nobel é decidido?

  • Candidatos podem ser sugeridos por uma série de pessoas credenciadas pelo Comitê do Nobel até 1º de fevereiro do ano do prêmio
  • Todo os indicados são analisados pelo comitê - cujos cinco membros são nomeados pelo Parlamento norueguês - que fecham uma lista com 20 a 30 nomes
  • Um grupo internacional de conselheiros escreve relatórios individuais sobre os candidatos e, usando, esses relatórios, o comitê reduz ainda mais a lista de indicados
  • A decisão é tomada no final de setembro. Se não for unânime, ocorre uma votação por maioria simples
  • Após o anúncio, a cerimônia da entrega da medalha é realizada em 10 de dezembro, data da morte do cientista Alfred Nobel, o criador do prêmio