Topo

De desnutrição grave a problemas neurológicos, o chocante estado dos 13 filhos do casal Turpin

19/01/2018 11h46

Uma criança de 12 anos com o peso de uma de sete e uma mulher de 29 anos com chocantes 37 kg. Muitas vítimas com problemas cognitivos e neurológicos, resultado dos castigos.

Autoridades da Califórnia, nos Estados Unidos, detalharam na quinta-feira (18) as acusações de maus-tratos cometidas pelos pais de 13 crianças, adolescentes e até adultos encontrados trancafiados no domingo na casa da família em Perris, a 95 km de Los Angeles.

David e Louise Turpin, de 56 e 49 anos, respectivamente, são acusados de tortura, abuso e prisão ilegal, segundo o procurador Mike Hestrin explicou a repórteres. O casal se declara, no entanto, inocente dos crimes.

Veja também:

De acordo com Hestrin, quando os policiais chegaram à casa, três crianças estavam acorrentadas a camas. As vítimas contaram que começaram a ser amarradas, anos atrás como punição - primeiramente com cordas mas, como conseguiam escapar, os pais passaram a usar correntes e cadeados para prendê-las.

O castigo durava semanas - e até meses. A única coisa que os filhos eram autorizados a fazer, quando estavam acorrentados no quarto, era escrever em um diário.

A polícia recolheu os registros e vai analisar o conteúdo em busca de mais evidências sobre o caso, que chocou o país.

Saúde física e mental

Os filhos dos Turpin, que têm idade entre dois e 29 anos, estão em tratamento hospitalar desde que foram libertados.

Segundo o procurador, todos os 13 irmãos foram encontrados severamente desnutridos. Por causa disso, os policiais pensaram que todos eram menores de idade, mas depois perceberam que alguns eram, na verdade, adultos.

"Uma das vítimas, aos 12 anos, tem o peso de uma criança de sete anos. A vítima de 29 anos, do sexo feminino, pesa 37 kg. Muitas das vítimas apresentam deficit cognitivo e neuropatia, condição que afeta os nervos, devido ao extremos e prolongados maus-tratos físicos", contou Hestrin aos jornalistas.

Supostamente educadas em casa, as vítimas também não têm conhecimentos básicos.

De acordo com o procurador, uma delas "não sabia o que era um policial". E uma adolescente de 17 anos, quando perguntada sobre saber se havia medicamentos ou comprimidos na casa, respondeu não saber do que isso se tratava.

Ele contou ainda que todas as 13 vítimas, incluindo os acusados, costumavam se deitar entre 4h e 5h da manhã - dormiam o dia inteiro e passavam a noite em claro.

Plano de fuga

Segundo Hestrin, a adolescente que conseguiu escapar e denunciar os pais planejava a fuga com os irmãos havia dois anos.

Ela fugiu pela janela com um deles - que acabou ficando com medo e voltou para o cativeiro.

David e Louise Turpin agora são alvo de:

- 12 acusações de tortura

- 1 acusação contra David Turpin de ato obsceno contra uma criança

- 7 acusações de abuso contra adulto dependente

- 6 acusações de negligência/abuso de crianças

- 12 acusações de prisão ilegal

Se forem condenados por todas as acusações, cada um deles pode receber uma pena somada de até 94 anos de prisão.

Autoridades acreditam que o fato de os Turpin terem registrado uma escola privada para educar os filhos em casa ajudou a não levantar suspeitas sobre a forma como eles eram tratados.

Na Califórnia, a lei local exige que crianças com idade entre seis e 18 anos frequentem a escola no período diurno.

No entanto, pais e tutores podem tirar os filhos de escolas convencionais e educá-los em uma escola privada existente, um programa de estudos independente ou abrindo uma escola em casa. Para isso, basta apresentar uma declaração registrada - o que fez David Turpin.