Rota aérea mais movimentada das Américas está no Brasil

Pode-se imaginar que a rota aérea com a maior quantidade de voos no mundo seria a que conecta Nova York com Washington ou Londres com Paris.

Nenhuma das duas, no entanto, está entre as 10 primeiras do ranking global, conforme relatório da empresa britânica de inteligência de mercado OAG Aviation Worldwide elaborado com dados de 2017.

O Brasil tem um representante na lista: a ponte aérea Rio-São Paulo é a quinta com maior número de voos no mundo e a primeira no continente americano, vencendo o movimentado tráfego aéreo americano. No ano passado, foram registradas 39.325 viagens entre Rio de Janeiro e São Paulo, uma média de 107 por dia.

O ranking é liderado pela ponte que une as cidades sul-coreanas de Seul e Jeju, capital da ilha de mesmo nome. A viagem de 450 km, de pouco de mais de uma hora, teve 64.991 voos registrados no ano passado, uma média de 178 por dia.

As 10 rotas com maior número de voos em 2017

Seul-Jeju

64.991

Melbourne-Sidney

54.519

Mumbai-Nova Deli

47.462

Fukuoka-Tóquio

42.835

Rio de Janeiro-São Paulo

39.325

Sapporo-Tóquio

38.389

Los Angeles-São Francisco

34.897

Brisbane-Sidney

33.765

Cidade do Cabo-Joanesburgo

31.914

Pequim-Xangai

30.029

Fonte: OAG

Nas posições seguintes da lista estão Melbourne-Sidney, na Austrália (54.519 voos), Mummbai-Deli, na Índia (47.462), e Fukuoka-Tóquio, no Japão (42.835).

O que a cidade de Jeju tem de especial?

Mais de 26 milhões de passageiros transitam anualmente pelo aeroporto de Jeju, uma ilha da Coreia do Sul que se tornou autônoma.

Sua maior atração é o turismo porque, além de praias, a ilha tem uma impressionante cadeia de vulcões e os chamados tubos de lava - túneis por onde a lava escoa durante a erupção, que viram longas cavernas quando o vulcão está inativo. O local foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco.

Os turistas que viajam à ilha de todas as partes do mundo, especialmente da China, têm necessariamente de passar por Seul primeiro. Da capital sul-coreana, eles voam para Jeju.

Além de oferecer atividades como cassinos, Jeju também é um ponto de encontro internacional para negócios.

Rotas internacionais

Já nas rotas internacionais, a que mais registrou voos foi a que liga Hong Kong a Taipé, capital de Taiwan, com 29.494 viagens. Outras rotas da lista são Kuala Lumpur, capital da Malásia, a Singapura, e Hong Kong-Xangai.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos