Os 5 livros que Bill Gates recomenda ler

Ser um dos homens mais ricos do mundo pode estar fora do alcance da maioria. Mas podemos ter algumas dicas do que passa pela cabeça- e mãos- de alguém assim.

Bill Gates, cofundador da Microsoft, costuma usar seu blog para recomendar leituras.

"Tenho lido livros fabulosos ultimamente", escreveu nesta semana. "Se você está buscando algo para ler nos próximos meses, não tem como errar com estes (livros indicados)".

Aqui vão algumas de suas sugestões.

5. 'Lincoln in the Bardo'

Lincoln no limbo (Companhia das Letras, 2018) é um livro do americano George Saunders que lhe rendeu o prêmio Man Booker de 2017, um dos mais prestigiados da literatura.

O romance remonta o luto do ex-presidente americano Abraham Lincoln diante da morte do filho de 11 anos.

"Achava que sabia tudo o que era preciso sobre Abraham Lincoln, mas esta obra me fez repensar partes da sua vida", escreveu Gates.

"Este é um daqueles livros fascinantes e ambíguos sobre o qual você vai querer discutir com um amigo quando tiver acabado".

4. 'Everything Happens for a Reason: And Other Lies I've Loved'

O livro, cujo título seria "Tudo acontece por alguma razão: e outras mentiras que amei" em uma tradução livre do inglês, foi escrito por Kate Bowler.

Ela, professora da escola metodista Duke Divinity School, no Estado americano da Carolina do Norte, relata sua jornada após um diagnóstico de câncer de cólon em estágio avançado.

Fé, destino e moralidade são alguns dos temas debatidos por ela após este fato.

"O resultado é uma obra dolorosa e surpreendentemente engraçada sobre a fé e como lidar com sua própria mortalidade", avaliou Gates.

3. 'Origin Story: A Big History of Everything'

"História da origem: uma grande história de tudo" é uma obra do americano David Christian, que, para Gates, criou o seu "curso favorito de todos os tempos: Big History".

Trata-se de uma disciplina acadêmica que apresenta a história do Big Bang até as sociedades atuais, entrelaçando ideias e evidências com um enfoque multidisciplinar.

"Esse livro te fará apreciar melhor o lugar que a humanidade ocupa no Universo", opinou Gates.

2. 'Factfulness: Ten Reasons We're Wrong About the World - and Why Things Are Better Than You Think'

"Factfulness: Dez razões pelas quais estamos equivocados sobre o mundo e por que as coisas são melhores do que você pensa" foi escrito por Hans Rosling, renomado professor sueco que se dedicou a temas sobre a saúde global e que morreu no ano passado.

Segundo o site Gapminder, factfulness é o hábito de apresentar opiniões sobre as quais se tem dados sólidos, conduta que acaba por reduzir o estresse.

Rosling ficou conhecido por suas apresentações interativas que usavam dados e animações para explicar o desenvolvimento global de uma maneira convincente.

Neste livro, o professor, ao lado de seus colaboradores de longa data, Anna e Ola Rosling, revela os dez instintos que distorcem a nossa perspectiva: desde a nossa tendência em dividir o mundo em dois campos opostos (geralmente, uma versão de nós versus os outros) à maneira pela qual percebemos o progresso.

"É a última e muito apropriada palavra de um homem brilhante e um dos melhores livros que já li", elogiou Gates.

1. 'Leonardo da Vinci'

O livro foi escrito pelo americano Walter Isaacson, também autor de outras biografias como a de Steve Jobs, cofundador da Apple, do multifacetado Benjamin Franklin, do físico Albert Einstein e do político Henry Kissinger.

"Isaacson fez o melhor trabalho que já vi por reunir os diferentes aspectos da vida de Leonardo e mostrar o que o tornou excepcional", explicou o cofundador da Microsoft.

"Espero que gostem de lê-lo tanto quanto eu", conclui Gates em um vídeo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos