Topo

O que é a neve negra que cobre paisagens da Sibéria

22/02/2019 05h23

Moradores de região russa, obrigados a conviver com paisagem 'deprimente' por causa de falhas no sistema de filtragem de mineradoras de carvão, expressam indignação com fotos nas redes sociais.

Os moradores da região russa da Sibéria estão acostumados com a neve. Só não esperavam a misteriosa neve dos últimos dias.

Nas redes sociais, habitantes locais têm compartilhado imagens fantasmagóricas de uma estranha neve negra que está cobrindo as cidades de Prokopyevsk, Kiselevsk e Leninsk-Kuznetsky, municípios da região de Kuzbass, no sudoeste da Sibéria.

Em suas publicações, os usuários reclamam que a paisagem é "deprimente".

"É assim que a neve parece no inferno?", pergunta um morador citado pelo jornal local The Siberian Times.

Mas o que está por trás desse fenômeno?

https://twitter.com/Bartolomju/status/1095774492570411008

Pó de carbono

Segundo mídias locais e internacionais, a cor preta da neve se deve às emissões de pó de carvão de empresas mineradoras da região.

Anatoly Volkov, gerente da fábrica Prokopievskaya, confirmou a um canal de televisão que um dos filtros de sua empresa, mecanismo que protegia a cidade, parou de funcionar recentemente. Ele reconheceu que parte da fuligem escapou de sua fábrica.

"Não há como conter esse pó de carvão nas ruas", disse ele à agência de notícias AP.

https://www.instagram.com/p/BtzlIA0DsiN/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Nos últimos dias, grupos ambientalistas reclamaram da poluição.

"É mais difícil encontrar neve branca do que a negra durante o inverno", disse Vladimir Slivyak, membro da organização Ecodefense, ao jornal inglês The Guardian.

"Há sempre uma quantidade enorme de fuligem no ar. Quando neva, isso fica mais visível. Durante o restante do ano, você não consegue ver, mas ela está ali", disse Slivyak.

https://twitter.com/Albertich61/status/1094595344439132160

Andrei Panov, vice-governador da região de Kemerovo, também culpou a queima de carvão, mas também citou os escapamentos dos veículos e outras empresas que produzem a poeira poluída.

O político anunciou que as autoridades planejam tentar retirar a neve negra com ajuda de barreiras e outros métodos.

https://www.instagram.com/p/Btxb_ohgYDF/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Segundo a Enciclopédia Britânica, a região de Kuzbass é uma das maiores zonas de produção de carvão na Rússia. Ela compreende uma área de 26 mil quilômetros quadrados e contém reservas de mais de 300 milhões de toneladas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=zjxtCL6n03c

https://www.youtube.com/watch?v=M-sl3BL_WbQ

https://www.youtube.com/watch?v=dbl0ZE7i4Co