Topo

O novo recurso do WhatsApp para evitar que você seja adicionado a grupos sem sua permissão 

13/03/2019 15h48

Quem nunca teve que sair de grupos de WhatsApp que se tornaram invasivos? Hoje em dia, é difícil evitar ser incluído em grupos, embora seja possível sair deles. Mas uma nova função pode mudar essa realidade.

Os grupos de WhatsApp podem se tornar invasivos e tomar muito tempo de seus integrantes. E, por enquanto, é impossível evitá-los por completo já que qualquer um dos seus contatos pode criar um grupo e incluir você sem permissão.

As notificações constantes, as trocas de memes e as mensagens dos membros mais ativos - que usam o aplicativo tarde da noite - fazem com que muitos encarem com preocupação ser incluído num novo grupo.

Mas isso deve mudar em breve.

A plataforma de mensagens está desenvolvendo uma função para impedir que as pessoas sejam incluídas em grupos sem permissão prévia. A informação foi revelada pela WABetaInfo, um site conhecido por divulgar novidades do WhatsApp.

Trata-se de uma opção que poderá ser ativada dentro do menu de configurações do aplicativo e obrigará os usuários a enviar convites antes de criar um grupo.

Esses convites vão durar no máximo 72 horas, segundo o WABetaInfo.

Se não forem respondidos, serão eliminados automaticamente.

Além disso, será possível selecionar de quem você quer receber eventuais convites para grupos. As opções serão: de todo mundo, dos seus contatos ou de ninguém.

Ou seja, os usuários poderão optar por dar adeus às conversas coletivas, se quiserem.

Em 2018, o aplicativo lançou uma função similar para o WhatsApp Business, uma versão do serviço focada para a gestão empresarial. O objetivo é evitar que as empresas sejam incluídas em grupos sem consentimento.

No entanto, ainda não há data prevista para essa opção ser disponibilizada para o público em geral. Uma versão beta já está disponível para usuários de iOS.

Como evitar a inclusão em um grupo?

"Compreendemos que nem sempre você quer ser incluído num grupo", diz o WhatsApp na sua página de perguntas mais frequentes.

"Por enquanto, não é possível bloquear grupos, mas você pode bloquear o administrador para que não possa mais incluir você."

Para bloquear o número de um administrador que você não tenha entre os seus contatos, é preciso seguir estes passos:

1) Abrir o grupo de Whatsapp e tocar sobre o nome do grupo

2) Tocar sobre o número de telefone do administrador que você quer bloquear

3) Selecionar a opção "enviar mensagem"

4) Quando abrir um chat novo com o administrador, toque sobre o número de telefone na parte superior da tela

5) Selecione a opção "bloquear"

Enquanto a nova função do WhatsApp não é lançada, é possível refletir sobre essa metáfora da repórter Nesta McGregor, da BBC.

"Você convidaria 30 estranhos para a sua casa e os trancaria num quarto? Essa é a sensação quando te adicionam num grupo sem pedir sua permissão. É falta de educação não perguntar antes de fazer isso", avalia.

"O mesmo cabe para quando você decide deixar um grupo. É recomendável explicar o seu motivo para sair, em vez de simplesmente desaparecer."

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=gRRQOakdTVg

https://www.youtube.com/watch?v=FC06YANQkx8

https://www.youtube.com/watch?v=1XYNl91Zh7c