Topo

Astro do basquete Kobe Bryant morre em acidente de helicóptero nos EUA

26/01/2020 17h20

Cinco vezes campeão da NBA, o jogador tinha 41 anos e havia se aposentado em 2016.

Lenda do basquete americano, o jogador aposentado Kobe Bryant, de 41 anos, morreu neste domingo em um acidente de helicóptero na Califórnia, segundo relatos da mídia americana.

Bryant estava viajando em um helicoptero particular que entrou em chamas quando sobrevoava a cidade de Calabasas, segundo relatos.

O departamento de polícia de Los Angeles confirmou que 5 pessoas morreram em um acidente de helicóptero em Calabasas, com nenhum sobrevivente. Os relatos do acidente foram recebidos na manhã de domingo.

A prefeitura de Calabasas confirmou a notícia "com grande tristeza" e disse que "ninguém que estava no chão ficou ferido".

Segundo a mídia americana, a filha mais de Bryant, Gianna, de 13 anos, também morreu no acidente. As outras três pessoas que estavam no helicóptero não foram identificadas.

Testemunhas oculares disseram ao site americano TMZ que ouviram o motor do helicóptero falhar antes de cair. A causa da queda está sendo investigada.

Quem foi Kobe Bryant

Cinco vezes campeão da NBA, Bryant era um dos nomes mais celebrados do basquete americano. Ele passou seus 20 anos de carreira jogando para o time Los Angeles Lakers e se aposentou em abril de 2016.

Bryant começou na NBA aos 17 anos. No draft (escolha de jogadores pelos times) de 1996, ele foi escolhido em 13º lugar. O time Charlotte Hornets cedeu o jovem jogador ao Los Angeles Lakers, no que ficou conhecido como um erro estratégico histórico do time.

Se espelhando na carreira de Michael Jordan, que na época era a maior estrela do basquete americano, Bryant se tornaria mais tarde o jogador mais bem pago do mundo.

Teve inúmeras conquistas. Além dos cinco títulos da NBA, ele foi considerado o jogador mais valioso da NBA em 2008 e foi campeão olímpico duas vezes. Teve também presença na partida All Star Game (em que participam os melhores jogadores) em 18 dos seus 20 anos de carreira.

Bryant teve também uma famosa parceria com Shaquille O'Neal, com quem mais tarde teria desentendimentos que o levariam a mudar em time.

Sua carreira também não foi livre de polêmicas.

Em 2003 Bryant foi acusado de estupro por uma funcionária de um hotel. Ele negou o estupro mas admitiu ter feito sexo com ela. A jovem acabou fazendo um acordo com o jogador e deixando o processo de lado.

Após se aposentar, Bryant ganhou um Oscar de melhor curta de animação em 2018 pelo filme Dear Basketball (querido basquete, em inglês), um curta de cinco minutos baseado em uma carta de amor ao esporte que ele tinha escrito em 2015.

Em uma das últimas postagens que fez no Twitter antes de morrer, Bryant parabenizou o jogador LeBron James por superará-lo na lista de maiores jogadores liga americana. No sábado, LeBron havia marcado seu 33.655 ponto, superando os 33.643 pontos feitos por Bryant.

"Continue levando o jogo pra frente", disse Bryant. "Muito respeito, irmão."

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=dhoHpjp5720

https://www.youtube.com/watch?v=hDEBDyPJRts&t=29s

https://www.youtube.com/watch?v=x9AcIzjTN_4