Topo

Esse conteúdo é antigo

Índia dá lição de nacionalismo ao mundo, diz Ernesto Araújo

Ernesto Araújo discursa para plateia de empresários brasileiros e indianos em Nova Déli - Alan Santos/PR
Ernesto Araújo discursa para plateia de empresários brasileiros e indianos em Nova Déli Imagem: Alan Santos/PR

Ricardo Senra - @ricksenra

Enviado especial de BBC News Brasil a Nova Déli

27/01/2020 06h31

Índia e Brasil hoje têm "convergência de ideias e visões de mundo".

Para o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o país liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi "está se modernizando sem abrir mão de suas tradições e valores, e está se construindo a partir de suas raízes e essência e não a partir dos dogmas dos que formam o mundo pós-nacionalista ou antinacionalista".

Em discurso para uma plateia de empresários brasileiros e indianos em Nova Déli, na manhã de hoje, sob os olhos atentos do presidente Jair Bolsonaro, o chanceler celebrou o fato de a Índia não seguir "aqueles que dizem que nações deveriam renunciar a suas identidades para serem competitivas".

"É justo o oposto", disse. "Apenas nações que se reconhecem como nações podem aspirar ser algo no mundo. Essa é a lição da Índia e também a que o Brasil está tentando dar ao mundo."

O comentário endossa a fala do primeiro-ministro indiano, no último sábado, em discurso à imprensa ao lado do presidente brasileiro.

"A parceria estratégica entre Índia e Brasil se baseia na nossa ideologia e nos valores comuns, apesar da distância geográfica", disse Modi.

O nacionalismo e a ideologia do líder indiano, no entanto, são justamente os itens que mais geram controvérsia sobre a Índia no exterior.

'Apenas nações que se reconhecem como nações podem aspirar ser algo no mundo', afirmou Araújo - Alan Santos/PR - Alan Santos/PR
'Apenas nações que se reconhecem como nações podem aspirar ser algo no mundo', afirmou Araújo
Imagem: Alan Santos/PR

Nacionalismo controverso

Os comentários surgem em um momento em que os efeitos do nacionalismo hindu que caracteriza o governo de Modi sobre a liberdade religiosa no país geram preocupação em todo o mundo.

Modi é assunto de capa da revista The Economist, que associa o nacionalismo do primeiro-ministro a uma série de abusos e políticas consideradas discriminatórias contra os quase 200 milhões de muçulmanos no país.

Modi é a principal figura do Partido Bharatiya Janata (BJP), cuja principal bandeira é o nacionalismo "linha dura" pautado pela "hindutva" - uma ideologia que defende que a Índia pertenceria aos hindus e que suas crenças deveriam se sobrepor às de cristãos ou muçulmanos (que também ocupam o território em menor escala há séculos).

Na avaliação de analistas como Iam Bremmer, editor-chefe da revista Time e presidente do Eurasia Group, a prioridade dada por Modi aos hindus tem efeito "trágico" para milhões de muçulmanos e para a democracia indiana, historicamente composta por um caldeirão étnico e religioso.

Em seu discurso, no entanto, Ernesto Araújo expressou a defesa do governo brasileiro ao país.

"Nós, do Brasil, vemos na Índia um país poderoso, orgulhoso de si mesmo, unido em sua diversidade e na profundidade da sua cultura, da alegria de seu povo e da infinita variedade de cores e expressões culturais", disse o chanceler, em inglês.

Na noite de sábado, Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do presidente, disse a jornalistas que Jair Bolsonaro "elogiou a liberdade religiosa presente aqui na Índia" e "falou que se sentiu confortável em estar em um país que não é cristão, mas foi muito bem acolhido" durante sua reunião bilateral com o primeiro-ministro indiano.

"Os dois são notoriamente nacionalistas, defendem seus países, são avessos a alguns fóruns internacionais e acredito que há muita química nessa relação."