Topo

Esse conteúdo é antigo

Policial suspeito de assassinar George Floyd é preso em Minneapolis

Policiais se posicionam ao lado de poste com desenho de George Floyd - Stephen Maturen/Getty Images
Policiais se posicionam ao lado de poste com desenho de George Floyd Imagem: Stephen Maturen/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/05/2020 14h43

Derek Chauvin, policial branco envolvido na morte de George Floyd, foi preso hoje na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos. Chauvin foi filmado imobilizando Floyd, homem negro, com o joelho enquanto ignorava as súplicas da vítima e das testemunhas que assistiram ao assassinato.

Segundo informações divulgadas pela BBC, Derek Chauvin é um dos 4 policiais que foram afastados da corporação após a morte de George Floyd.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, o policial foi alvo de quase 20 queixas formais ao longo dos 19 anos de carreira, além de duas cartas de reprimenda. A maioria foi arquivada.

Em 2008, Chauvin atirou duas vezes contra um homem negro ao cumprir um chamado de denúncia de caso de violência doméstica. Os policiais envolvidos na ação alegaram que a vítima teria tentado pegar a arma de Chauvin e, por isso, foi atingido.

Madrugada de Protestos

Desde a morte de Floyd, manifestantes tem ido às ruas de Minneapolis, no estado de Minnesota, em protesto contra a violência policial que vitima pessoas negras nos Estados Unidos.

Durante a madrugada desta sexta-feira, manifestantes invadiram uma delegacia e atearam fogo. Os policiais que estavam no local conseguiram abandonar o prédio. Não há informações de feridos, segundo a AFP.

Após os saques e lojas incendiadas na noite de quarta-feira, as autoridades estaduais alertaram que não tolerariam mais excessos, garantindo ao mesmo tempo que o caso está sendo investigado. O repórter da CNN Omar Jimenez foi detido na manhã de hoje, enquanto fazia uma transmissão sobre protestos relacionados à morte de George Floyd.

O presidente Donald Trump pediu que as investigações do caso virassem prioridade nacional. "Ao meu pedido, o FBI e o Departamento de Justiça já estão dentro da investigação para essa triste e trágica morte em Minnesota de George Floyd. Eu solicitei que a investigação fosse acelerada e tenho grande apreço pelo trabalho feito pela polícia local", escreveu o presidente Trump em uma rede social.