Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Como Bill Gates virou alvo de teorias da conspiração sobre a pandemia

Jane Wakefield - Repórter de tecnologia da BBC

06/06/2020 17h54

A BBC levantou algumas desses teorias da conspiração e ouviu especialistas sobre o que pode estar por trás delas.

Em 2015, Bill Gates subiu ao palco de uma conferência TED em Vancouver para fazer um alerta terrível.

"Se alguma coisa for capaz de matar mais de 10 milhões de pessoas nas próximas décadas, é provável que seja um vírus altamente infeccioso, e não uma guerra", disse ele à plateia.

Suas palavras prescientes ganharam cobertura na época, mas praticamente não foram ouvidas.

Mas agora que estamos vivendo a pandemia de coronavírus, o vídeo dessa palestra já foi visto mais de 64 milhões de vezes, e muitas pessoas parecem mais interessadas no que estaria, segundo elas, por trás dessa palestra do que na palestra em si.

Alguns acreditam que ele está coordenando esforços para despovoar o mundo. Outros o acusam de tornar vacinas obrigatórias, ou mesmo de tentar implantar microchips nas pessoas.

A cara da saúde pública

"Existem inúmeras teorias conspiratórias sobre Bill Gates", disse Rory Smith, do First Draft News, projeto de combate à desinformação. "E não surpreende que ele tenha se tornado alvo, porque ele sempre representou a saúde pública."

As teorias que falsamente ligam Bill Gates ao coronavírus foram mencionadas 1,2 milhão de vezes na televisão ou em redes sociais entre fevereiro e abril, de acordo com um estudo do jornal The New York Times e da empresa de software Zignal Labs.

Grande parte do conteúdo é postada em grupos públicos do Facebook, a partir dos quais ele é compartilhado milhões de vezes.

O First Draft News também descobriu que a plataforma chinesa TikTok está se tornando um novo lar para essas teorias da conspiração.

A equipe da BBC que atua contra a desinformação levantou algumas das mais estranhas. Entre elas, há alegações de que a Fundação Bill e Melinda Gates testou vacinas em crianças na África e na Índia, levando a milhares de mortes e danos irreversíveis. Um post até diz que ele estaria sendo julgado na Índia.

Ele é acusado de lançar uma vacina contra o tétano no Quênia que inclui drogas que provocam aborto.

Um vídeo na página de Facebook da publicação de extrema direita The New American Magazine dá voz à falsa teoria de que ele estaria promovendo o despovoamento do mundo por meio de vacinas e aborto e também liga Gates ao Partido Comunista da China. Esse vídeo foi compartilhado 6.500 vezes e visto 200.000 vezes.

Um vídeo acusando Gates de querer colocar microchips nas pessoas teve quase dois milhões de visualizações no YouTube.

Rico e famoso

Mas afinal, como o fundador da Microsoft, que investiu bilhões em assistência médica global por meio da fundação filantrópica que administra com sua esposa Melinda, tornou-se o bicho-papão das pessoas que disseminam teorias da conspiração sobre covid-19?

Joseph Uscinski, cientista político da Universidade de Miami e autor de livros sobre teorias da conspiração, acredita que é simplesmente porque ele é rico e famoso.

"As teorias da conspiração acusam pessoas poderosas de fazerem coisas terríveis", disse ele à BBC. "As teorias são basicamente as mesmas, mudam apenas os nomes. Antes de Bill Gates, eram George Soros e os irmãos Koch, os Rothchilds e os Rockefellers."

A maioria das teorias da conspiração não ganha muito alcance. As que perduram são aquelas que "descrevem grandes vilões e tratam de questões com que as pessoas se preocupam".

"Não deveria surpreender que pessoas ricas e grandes corporações estejam sendo acusadas de conspirar para colocar chips em nossos corpos, porque isso é algo que tememos", disse ele.

"Essa é a munição das teorias da conspiração há muito, muito tempo".

Apesar de essas teorias "não terem nenhuma ligação com a verdade", as pessoas ainda parecem estar caindo nelas.

Mais de um quarto de todos os americanos e 44% daqueles que se identificam com o Partido Republicano acreditam que Bill Gates deseja usar uma vacina da covid-19 para implantar microchips na pele das pessoas, de acordo com levantamento feito pelo site de notícias Yahoo News com a empresa de pequisa YouGov.

Smith diz que muitas vezes existe na teoria um "elemento da verdade" que é "totalmente tirado de contexto".

Por exemplo, a Fundação Bill e Melinda Gates financiou um estudo, realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) no ano passado que analisou a possibilidade de armazenar o histórico de vacinação de um paciente num corante. Ele seria invisível a olho nu e poderia ser colocado sob a pele durante a aplicação de uma vacina.

É difícil averiguar a origem das teorias da conspiração, mas acredita-se que a internet as esteja propagando ainda mais.

"Antes da internet, elas existiam apenas em bolhas dentro de certas comunidades, mas a internet permite que elas passem a ser conhecidas por várias pessoas, então eu acho que hoje há muito mais espaço para integrar as teorias da conspiração do que havia antes da internet", disse Smith.

Ele acrescentou que as teorias da conspiração floresceram durante a pandemia porque as pessoas estão "psicologicamente vulneráveis".

"Essa crise é sem precedentes em tamanho e escopo, e as orientações mudam à medida que novos estudos são publicados. Existem grandes áreas de incerteza e os seres humanos detestam a incerteza", disse ele.

Para lidar com isso, "nos agarramos a qualquer informação para termos algum tipo de sentido e ordem, e é aí que o boato começa. As teorias da conspiração - e principalmente as teorias da conspiração sobre Bill Gates - preenchem esses vazios informacionais".

'Quase dá vontade de rir de vez em quando'

A Fundação Bill e Melinda Gates, que investiu US $ 300 milhões no combate à covid-19, manteve-se otimista com a enxurrada de alegações falsas.

Em comunicado à BBC, disse: "Estamos preocupados com as teorias da conspiração que estão sendo divulgadas on-line e com os danos que elas podem causar à saúde pública. Em um momento como esse, quando o mundo está enfrentando uma crise econômica e de saúde sem precedentes, é lamentável que haja pessoas divulgando informações erradas quando todos nós deveríamos estar procurando maneiras de colaborar e salvar vidas. Agora, uma das melhores coisas que podemos fazer para parar a propagação do covid-19 é espalhar os fatos".

Em uma entrevista à BBC, Bill Gates expressou surpresa por ter se tornado a figura de proa de tais teorias.

"É preocupante que exista tanta loucura. Quando desenvolvermos a vacina, desejaremos que 80% da população a tome, mas se as pessoas tiverem ouvido falar que é uma grande conspiração, corremos o risco de não termos pessoas dispostas a tomar a vacina, e isso fará com que a doença continue matando", disse ele.

"Estou meio surpreso que parte disso seja sobre mim. Estamos apenas dando dinheiro, assinando o cheque. Sim, pensamos em proteger as crianças contra doenças, mas não tem nada a ver com chips e esse tipo de coisa. Quase dá vontade de rir de vez em quando."

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://youtu.be/hE5USDM-pvo

https://youtu.be/KfhfGtbDg18

https://youtu.be/BDXpibuGVq4