Topo

Esse conteúdo é antigo

Levado pela maré, menino de 10 anos sobrevive graças a conselhos que viu na TV

Garoto foi levado pelo vento e pela maré para o outro lado da baía sul de Scarborough - BBC
Garoto foi levado pelo vento e pela maré para o outro lado da baía sul de Scarborough Imagem: BBC

03/08/2020 16h56Atualizada em 03/08/2020 17h48

A tripulação de barco salva-vidas ficou "impressionada" com um garoto de 10 anos que sobreviveu por mais de uma hora no mar, ao seguir os conselhos que ele viu em um documentário da BBC.

O menino havia desaparecido após entrar no mar em Scarborough, no norte da Inglaterra, na sexta-feira (31/07).

Ele foi achado pelos salva-vidas boiando na água de costas, com os braços e as pernas abertos, gritando por socorro.

Estas são as recomendações feitas pela Royal National Lifeboat Institution (RNLI), organização sem fins lucrativos britânica dedicada a prestar auxílio a banhistas, para quem enfrentar dificuldades ao nadar.

'Aterrorizante e estressante'

Os salva-vidas foram chamados quando o menino sumiu após ser levado pela maré e pelo vento. Ele foi resgatado próximo a um pier, do outro lado da baía sul de Scarborough.

Segundo Lee Marton, tripulante do barco salva-vidas, o garoto seguiu as instruções dadas pelo documentário da BBC Saving Lives at Sea (Salvando Vidas no Mar, em tradução livre).

As recomendações fazem parte da campanha nacional de prevenção de afogamentos da RNLI, "Respeite a Água".

A organização diz que qualquer pessoa que esteja passando apuros no mar deve tentar conter o instinto de nadar mais forte ou se debater - isso pode levar alguém a aspirar água e se afogar.

Em vez disso, deve-se relaxar e boiar de costas até recuperar o controle da respiração.

"Estamos muito impressionados com esse rapaz incrível, que conseguiu manter a calma e seguir os conselhos de segurança, em circunstâncias terríveis e estressantes. Se não tivesse feito isso, o resultado poderia ter sido muito diferente", disse Marton.

O garoto reencontrou sua família no posto salva-vidas antes de ser levado para fazer exames em um hospital.

A sexta-feira foi o dia mais quente do ano e o terceiro mais quente já registrado no Reino Unido, o que levou milhares de pessoas às praias do país.

A Guarda Costeira britânica disse que registrou seu maior número de chamadas diárias em mais de quatro anos, com 329 incidentes registrados, incluindo pessoas levadas por correntezas e relatos de crianças desaparecidas.