Topo

Reencontro de 'Friends': 10 dos melhores momentos do episódio especial

Steven McIntosh - BBC News

28/05/2021 21h48

Dezessete anos depois do encerramento da série 'Friends', seus seis atores se reuniram para um episódio de reencontro exibido pela HBO Max ? que só chega ao Brasil daqui a um mês.

Desde que Friends exibiu a última de suas 10 temporadas em 2004, os fãs passaram a abastecer um mercado da nostalgia em torno da série, além de alimentar as esperanças de que os seis atores principais voltassem a se encontrar para algum tipo de continuidade da sitcom.

Finalmente, este dia chegou em alguns países, onde Friends: The Reunion foi exibido em serviços de streaming nesta quinta-feira (27/5).

Em outros, como no Brasil, o episódio só vai chegar um pouco depois, em 29 de junho na plataforma HBO Max.

Se você não se importar muito com spoilers, te contamos aqui alguns dos principais momentos do programa inédito.

É genuinamente raro ver todos os seis atores da série ? Jennifer Aniston (interpretando Rachel), Courteney Cox (Monica), Lisa Kudrow (Phoebe), Matt LeBlanc (Joey), Matthew Perry (Chandler) e David Schwimmer (Ross) ? reunidos e abordando os tempos em que eles interpretaram amigos vivendo em Nova York na faixa dos 20 e 30 anos de idade.

Nos últimos anos, os jornalistas eram normalmente instruídos a não fazer perguntas sobre Friends ao entrevistar as estrelas da sitcom.

Na 1h39 min de Friends: The Reunion, porém, eles se esbaldam nesse passado através de jogos de perguntas e respostas, desfiles, reprodução de vídeos de arquivo, entre outros.

Em geral, as reações ao especial têm sido positivas, embora não em sua totalidade. A revista Rolling Stone descreveu o programa como "uma superprodução com muitos convidados e distrações", mas acrescentou: "Quando é permitido que o icônico grupo de seis fale entre si, aí chega-se a um doce momento nostálgico."

1. Diálogos rabiscados na mesa

O especial começa com David Schwimmer chegando aos estúdios da Warner Bros para visitar os sets da série reconstruídos, incluindo os dois apartamentos principais e o café Central Perk. Pouco a pouco, vão chegando ? e se emocionando ? os outros membros do elenco.

"Tudo me parece pequeno, o palco todo", diz Matt LeBlanc.

"Isso é impossível, porque não crescemos", responde Aniston.

"Fale por você", brinca o ator que interpreta Joey, aparentemente um pouco maior mesmo.

Não demora muito para que eles comecem a compartilhar lembranças. LeBlanc recorda Courteney Cox de que ela rabiscava suas falas na mesa da cozinha, ao lado da fruteira.

"Uma vez você tinha uma fala longa, ficou angustiada com essa cena a semana toda e escreveu o texto na mesa. Quando você não estava olhando, eu apaguei e você ficou com muita raiva de mim!", lembrou o ator.

Cox ri e responde: "Eu tinha tantos diálogos escondidos nessas maçãs".

2. O elenco não lembra de vários episódios

Aniston em um dado momento lembra do episódio The One With The Ball, da quinta temporada, em que todo o grupo se envolve em um jogo de passar bola por horas a fio.

Schwimmer admite, genuinamente perplexo: "Não me lembro disso."

"Há temporadas que nunca vi", Kudrow admite depois. "Michel [Stern, seu marido] e eu começamos a assistir alguns da quarta temporada, que eu pensava ter assistido. Ele gosta desses mais do que eu, porque eu fico incomodada comigo mesma."

Perry também não voltou a ver os episódios nos últimos anos, enquanto Schwimmer diz: "Eu realmente não vi nada nos últimos 17 anos, até que minha filha começou a assistir no ano passado, e meio que fui sugado (para voltar a ver)."

Já LeBlanc e Cox contaram que viram todos os episódios da série.

"Eu tinha tanto orgulho de estar no programa, algumas das coisas eram tão boas", disse LeBlanc, lembrando depois de uma das suas cenas favoritas, quando Ross aparece com sua calça apertada em The One With All The Resolutions.

"Aquilo das calças de couro ainda me faz morrer de rir."

"Isso foi outro dia, por acaso eu estava na cozinha com Marina [a filha], estávamos jantando, e eu apontei: 'olha isso, é engraçado, olha o David'."

3. Novos erros de gravação revelados

Uma das etapas do fanatismo e da saudade de Friends consiste em assistir a todos os vídeos do YouTube com erros de gravação da série.

Quem passou por isso pode achar que viu todas as gravações do tipo possíveis, mas o episódio do reencontro revela trechos inéditos.

Em uma cena que Monica e Chandler estão na cama, por exemplo, há uma piada improvisada que bem... não podemos reproduzir aqui.

Tem também uma dancinha hilária que Perry faz ao esquecer uma fala sua, sendo depois acompanhado por LeBlanc e Schwimmer em seus passos.

4. O anseio de Perry por risadas 'não era saudável'

Perry é provavelmente quem menos aparece na tela no programa de reencontro e, quando o trailer do especial foi lançado, alguns fãs expressaram preocupação sobre sua aparência e fala.

A raiz da inquietação do público é o histórico de dependência química do ator, que já falou abertamente sobre isso em várias ocasiões.

No novo episódio, ele fala comovido sobre como era afetado profundamente por algumas partes do trabalho na série ? em particular, a busca pela aprovação da plateia que acompanhava a gravação da série.

"Eu sentia que morreria se eles não rissem", lembra. "E não é algo saudável, com certeza. Mas às vezes eu dizia uma fala, a plateia não ria, e eu suava e entrava em convulsões. Se eu não conseguisse a risada que buscava, eu surtava. Eu me sentia assim todas as noites."

O ator retoma uma ocasião em que interrompeu uma filmagem depois que LeBlanc sem querer tropeçou no tapete, divertindo a plateia.

"Eu fiquei tipo: alguém está recebendo risadas, eu não consigo lidar com isso, preciso delas também", contou Perry.

O anseio do ator pela aprovação do público atravessa sua carreira. Quando sua peça The End of Longing estreou em Londres em 2016, ela passou por várias edições durante sua exibição, com várias novas piadas adicionadas com o passar das semanas ? chegando a um texto bem diferente no fim.

5. Disputa por poltrona na ficção levou a machucado na vida real

Uma das tramas do episódio The One Where No-One's Ready, da terceira temporada, é a disputa entre Joey e Chandler por uma poltrona.

Em um momento do episódio, os dois se jogam no móvel ao mesmo tempo, com Joey chegando primeiro.

"Filmamos três vezes e foi perfeito", lembra a co-criadora Marta Kauffman. "Só Deus sabe por que tivemos que filmar pela quarta vez."

LeBlanc retoma a história no programa especial: "Fui pular a mesa de centro, de alguma forma tropecei, minhas pernas foram para o ar e meu ombro saiu do lugar."

O ator já contou essa história antes no programa do apresentador Jimmy Kimmel, mas no episódio de reencontro a filmagem original do acidente é exibida.

"Vieram todos os paramédicos, tiveram que levá-lo ao hospital e foi o fim das filmagens", disse o co-criador David Crane.

O ombro deslocado do ator foi incorporado nos episódios subsequentes, mas os roteiristas fizeram com que Joey falasse que se machucou ao pular na cama, já que ele precisou aparecer em frente às câmeras com uma tipoia.

6. O quiz voltou

Schwimmer retoma a liderança do quiz disputado pelos amigos na quarta temporada.

Em uma nova rodada de perguntas, Schwimmer pede às mulheres do elenco que identifiquem um personagem em um trecho de áudio,

"Esse é o meu macaco", diz a voz misteriosa.

"Sr. Hinkle?", arrisca-se Kudrow. "Não, qual é o nome dele?"

"É o cara que mora lá embaixo", diz Aniston, tentando identificá-lo. "Sr. Wriggles?"

Você acertou se pensou no sempre rabugento Sr. Heckles.

Felizmente, os participantes se saem melhor em outras rodadas.

7. Outras celebridades se revelam fãs de 'Friends'

Algumas celebridades convidadas se envolvem com empenho nos jogos e atividades que conduzem o episódio especial. Não vamos dar todos os spoilers aqui, mas há uma grande estrela que faz dueto com Kudrow cantando Smelly Cat, a música criada pela personagem Phoebe.

Outras personalidades aparecem brevemente para compartilhar a influência que Friends teve em suas vidas.

"Minha mãe me comprou os DVDs da série inteira quando eu estava no ensino fundamental", conta RM, da boyband BTS. "Friends realmente me ajudou muito a aprender inglês."

Até uma vencedora do prêmio Nobel da Paz é fã da sitcom: Malala Yousafzai.

Ela revela que tem uma preferência em particular pelo episódio The One With The Routine.

O ator Kit Harington, por sua vez, lembra da cena da quinta temporada em que Ross, Chandler e Rachel tentam subir um sofá pela escada do prédio.

"Devo dizer que sou mais parecido com a Monica, porque sou louco por limpeza", diz o jogador de futebol David Beckham. "Eu viajo muito, estou sempre em hotéis, e quando tenho tempo livre e estou com saudades dos filhos, da família, coloco Friends ? porque me faz rir."

8. O Joey 'fake' quase foi o Joey de verdade

Criadores da série, Kauffman e Crane, além do diretor Kevin Bright, compartilham várias histórias de bastidores. Fãs avançados da série já devem saber de muitas delas, como a de que Cox originalmente fez o teste para interpretar Rachel, antes de escalada para o papel de Monica.

Mas também há revelações.

Bright fala do difícil processo para escalar Joey, papel que foi disputado até o fim por LeBlanc e outro ator.

"O engraçado é que o outro ator acabou na série, no episódio The One With Unagi. Ironicamente, interpretando o 'Joey Fake'."

Ou seja, o outro ator que disputou o papel de Joey foi Louis Mandylor, que aparece na sexta temporada como parte da trama em que Joey está tentando ganhar dinheiro fingindo ter um irmão gêmeo idêntico.

9. Os amigos de Friends

James Corden pergunta ao grupo quem tem a risada mais alta e diferente, e todos olham para Kudrow.

"Oh, meu Deus! Não acredito que vocês não falaram de mim", diz então Maggie Wheeler, surgindo da lateral do palco com o bordão que marcou sua personagem na série, Janice.

Ela então se junta brevemente aos atores para um bate-papo.

James Michael Tyler, que interpretou Gunther, é o único convidado que aparece via chamada de vídeo.

"Foram os 10 anos mais memoráveis da minha vida. Não poderia ter imaginado uma experiência melhor", diz ele.

Mas havia também certos integrantes do elenco que não gostavam muito do trabalho.

"O macaco", lembram LeBlanc e Schwimmer, referindo-se ao animal de Ross na primeira temporada, Marcel.

"Eu adoro animais", diz Schwimmer, "mas o que inevitavelmente começou a acontecer foi que [as cenas] se complicavam porque o macaco não fazia o seu trabalho direito."

10. Friends: o filme?

Não é fácil uma série manter um roteiro afiado, personagens que gerem empatia, ótima química no elenco e altos índices de audiência por 10 anos.

Friends fez isso.

Embora haja alguns momentos cansativos e repetitivos no programa de reencontro, no final das contas ele é um especial elegante e agradável que não decepcionará os devotos da série.

Antes, a expectativa de muitos fãs era de que um reencontro do elenco fosse para um novo episódio, com roteiro envolvendo novas situações para Monica, Phoebe, Rachel, Chandler, Joey e Ross.

Alguns desejaram especificamente um filme. Corden perguntou aos atores se esta ainda era uma possibilidade.

"Não. Lamento, não", diz Kudrow.

"Uma vez ouvi Marta e David dizerem, e eu concordo totalmente, que eles terminaram o programa muito bem, a vida de todos é muito boa, e eles teriam que bagunçar todas essas coisas legais para tirar mais histórias. Eu não quero que o final feliz de ninguém seja remexido. Além disso, na minha idade, ser avoada (como a personagem Phoebe)? Não!", brinca a atriz.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=6EGCSNAaYoI

https://www.youtube.com/watch?v=EiEuLPWreSU

https://www.youtube.com/watch?v=cAG-KyBIIc4