Israel e Síria teriam mantido conversas secretas

da BBC, em Londres

Israelenses e sírios realizaram conversas secretas e não-oficiais sobre um possível acordo de paz entre os dois países, segundo informações de um ex-diplomata israelense.

Alon Leil disse que os encontros foram organizados em âmbito particular. Fontes do governo de Israel disseram que as conversas não tinham o aval do Estado israelense.

De acordo com o jornal israelense Haaretz, mesmo sem aprovação oficial, os diplomatas negociaram uma série de acordos, incluindo uma retirada israelense das Colinas de Golã, capturadas da Síria em 1967.

Porém, as conversas aparentemente foram interrompidas com a guerra entre Israel e o Hizbollah no Líbano no ano passado.

Estrutura para um acordo

De acordo com o Haaretz, representantes israelenses e sírios tiveram vários encontros secretos na Europa entre setembro de 2004 e julho de 2006.

Liel ressaltou, em entrevista à BBC, que, como os representantes estavam agindo de forma privada, não buscavam um acordo final, mas apenas um esboço.

Pelo tratado não-oficial em discussão, a Síria encerraria o apoio a grupos militantes anti-Israel em troca de uma retirada israelense total das Colinas de Golã, capturadas durante a Guerra dos Seis Dias, há 30 anos.

A Síria nega a realização de qualquer encontro secreto, mesmo que de forma não-oficial, com diplomatas de Israel.

Fracasso

Negociações de paz oficiais entre a Síria e Israel fracassaram há seis anos, após a Síria exigir de Israel a devolução das Colinas de Golã.

Porém, em outubro do ano passado, o presidente sírio Bashar al-Assad disse que o governo de Damasco estava preparado para conversar com Israel.

Ele disse que Síria e Israel poderiam viver lado a lado em paz aceitando a existência um do outro.

O vice-primeiro-ministro de Israel, Shimon Peres, também afirmou que representantes seriam bem-vindos a Jerusalém para negociações.

No entanto, o primeiro-ministro israelense Ehud Olmert manteve distância das declarações de Peres. O convite, segundo seu porta-voz, não foi feito por Olmert.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos