Cercada por machos 'estéreis', chimpanzé dá à luz

da BBC, em Londres

Uma chimpanzé deu à luz em uma reserva animal da Louisiana, nos Estados Unidos, apesar de todos os machos que vivem com ela terem passado por vasectomias.

Os funcionários da Chimp Haven, em Keithville, ficaram espantados quando viram a mãe, chamada Teresa, acariciando um bebê ao caminhar pela reserva.

Os administradores da reserva dizem que os sete machos que vivem no local foram submetidos a vasectomias quando chegaram à reserva, mas em pelo menos um deles, o procedimento claramente não foi bem-sucedido.

Os funcionários estão agora examinado amostras de cabelo dos machos, a fim de determinar quem é o pai e submetê-lo novamente à cirurgia, que liga os canais deferentes do macho, supostamente tornando-o definitivamente estéril.

Com 81 hectares, a Chimp Haven abriga chimpanzés que foram usados como cobaias em laboratórios.

Mãe protetora

A equipe da reserva percebeu que havia algo errado ao dar pela ausência de Teresa nas checagens feitas diariamente de manhã. Dias mais tarde, no dia 8 de janeiro, a chimpanzé voltou a ser avistada, já com a bebê, batizada de Tracy.

De acordo com uma especialista em comportamento de chimpanzés, Amy Fultz, Teresa, que tem 40 anos e nasceu em habitat natural, é uma mãe muito protetora.

"Teresa segura o bebê com firmeza, permitindo que o grupo dê pequenas espiadas", disse Fultz.

Antes de Tracy, a chimpanzé teve dez filhotes, mas essa é a sua primeira filha em 13 anos e a primeira a nascer na reserva.

"Ela está passando a maior parte do dia na floresta com ela, e parece gostar de descansar no sol com o bebê. No segundo dia de vida (de Tracy), a bebê estava com ela enquanto ela comia no topo de uma árvore."

Os outros 19 chimpanzés do grupo também adotaram uma postura protetora, com as companheiras mais próximas de Teresa se revezando no papel de "tias",
segundo a especialista.

A porta-voz da Chimp Haven, Linda Brent, diz que Tracy é um dos poucos chimpanzés a nascer em um cativeiro em que será capaz de aprender comportamentos naturais com um grupo de chimpanzés nascidos num ambiente selvagem.

"Esta é uma rara oportunidade para Teresa ensinar Tracy as habilidades que aprendeu da sua própria mãe há tanto tempo na Árica."

Um patrocinador local se ofereceu para pagar os custos de Tracy até o fim da vida da primata.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos