Chávez diz que quer 'descontaminar o Mercosul'

da BBC, em Londres

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quinta-feira no Rio de Janeiro que espera “descontaminar o Mercosul do neoliberalismo”.

Chávez esta participando da 21ª reunião de Cúpula do Mercosul, grupo do qual a Venezuela faz parte como membro pleno ao lado de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

O presidente venezuelano disse que os tratados de livre comércio que vêm sendo firmados por países da América do Sul com os Estados Unidos são “pequenas Alcas” (Áreas de Livre Comércio das Américas) preparadas pelo “império norte-americano” - que ele acusou de estar contaminando toda a região.

Ele também ressaltou que a reformulação do Mercosul seria um dos assuntos discutidos na cúpula do Rio.

“Viemos, em primeiro lugar, propor e continuar discutindo, aprovando, acordos, (…) cronogramas e projetos para fortalecer a integração real, a integração da América do Sul, e para contribuir com algo que consideramos absolutamente necessário, a reformulação do Mercosul”, disse.

Alba X Alca

Na Cúpula, Chávez disse espera aumentar o intercâmbio comercial, trabalhar pela melhora da qualidade de vida e pela eliminação das desigualdades junto com os demais mandatários presentes.

Ele também falou da possibilidade de avançar na criação da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas) – nascida como um movimento de oposição à Alca – paralelamente ao fortalecimento do Mercosul.

“Claro que pode ser feito”, disse. “São dois espaços e mecanismos complementares que podem perfeitamente coexistir.”

O presidente venezuelano também disse que, depois de ter recebido pedidos dos presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Bolívia, Evo Morales, está estudando a possibilidade de voltar à Comunidade Andina de Nações (CAN).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos