Devotos de Zeus fazem 1º culto legal em 1,6 mil anos

da BBC, em Londres

Pela primeira vez em 1,6 mil anos, devotos dos antigos deuses gregos realizaram neste domingo uma cerimônia oficial no Templo de Zeus, na capital da Grécia, Atenas.

Esta foi a primeira cerimônia considerada legal no templo desde que a religião grega foi colocada na ilegalidade pelos romanos, e é realizada depois que uma decisão judicial no ano passado considerou legítima a crença dos devotos.

Centenas de pessoas participaram do culto, em que os devotos se vestiram como guerreiros atenienses e cantaram hinos pedindo a Zeus que traga paz ao mundo. Uma multidão se concentrou no local para ver sacerdotes e sacerdotizas, que consideraram o evento um símbolo de seus direitos civis.

A Igreja Ortodoxa Grega disse que o que ocorreu foi meramente a ressurreição de uma religião degenerada morta.

Pressões

Em 2003, devotos vestidos de branco realizaram um culto ilegal no Templo de Hefesto, próximo à Acrópole.

Na época, eles foram afastados do local por funcionários do Ministério da Cultura.

Um dos líderes do culto, Doretta Peppa, uma escritora que se apresenta como alta sacerdotiza, disse à BBC que os templos foram construídos para respeitar os deuses e agora eles passarão a ser utilizados adequadamente.

Peppa afirmou que recebeu permissão oficial para usar as instalações, mas há temores de que o Ministério da Cultura, que administra o monumento, pode acabar cedendo a pressões da igreja.

O presidente da Associação de Clérigos Gregos, padre Efstathios Kollas, qualificou os seguidores dos deuses olímpicos como um punhado de míseros ressucitadores de uma religião degenerada morta, que desejam a volta dos montruosos delírios sinistros do passado.

Peppa e seus seguidores querem ter os direitos dos druidas britânicos, que realizam cerimônias em Stonehenge, e dos holandeses devotos de Thor e dos deuses nórdicos. Eles têm permissão para realizar casamentos, batismos e funerais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos