Brasileiros desaprovam presença militar dos EUA no Oriente Médio

da BBC, em Londres

Na opinião de 83% dos brasileiros, a presença militar americana no Oriente Médio provoca mais conflito do que evita, revelou uma pesquisa feita pelo Serviço Mundial da BBC.

Essa opinião também foi verificada em outros países, mas o percentual no Brasil está bem acima da média mundial, de 68%, conforme o levantamento realizado em 25 países.

A pesquisa foi feita pela empresa GlobalScan, junto com o Program on International Policy Attitudes (PIPA), da Univesidade de Maryland. No Brasil, ficou a cargo da Market Analysis.

O estudo concluiu que a opinião brasileira sobre os Estados Unidos "permanece bastante negativa", com pouca mudança em relação aos resultados do ano passado.

"Influência negativa"

Segundo a pesquisa, 57% dos brasileiros afirmam que os Estados Unidos têm uma influência negativa no mundo, enquanto apenas 29% dizem que o país tem uma influência positiva.

As visões sobre a política externa americana também são negativas. De acordo com o levantamento, 85% dos entrevistados no Brasil desaprovam o envolvimento dos Estados Unidos na guerra no Iraque.

A posição dos Estados Unidos frente à guerra entre Israel e o Hezbollah, no Líbano, teve a desaprovação de 82% dos entrevistados, e a posição dos Estados Unidos frente ao programa nuclear do Irã, de 80%.

O tratamento dos Estados Unidos aos detentos em Guantánamo e de outras prisões teve 76% de desaprovação no Brasil, e a posição dos Estados Unidos frente ao programa de armas nucleares da Coréia do Norte, 75%.

A maneira como os Estados Unidos lidam com o aquecimento global e mudanças climáticas também foi desaprovada por 73% dos brasileiros entrevistados.

No Brasil, a pesquisa foi realizada nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, representando 17,8% da população total.

O levantamento foi feito de 3 de novembro de 2006 e 9 de janeiro deste ano. A margem de erro varia de 2,5 a 4 pontos percentuais, dependendo do país pesquisado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos