EUA querem criar arma para fazer inimigo escorregar

da BBC, em Londres

Autoridades militares dos Estados Unidos estão recrutando cientistas para desenvolver uma arma de combate que inflige escorregões às tropas inimigas.

Em sua página na Internet, a Agência de Pesquisas Avançadas de Defesa (Darpa, sigla em inglês) pede que até abril deste ano sejam enviados projetos para desenvolver uma substância que simularia o efeito de caminhar sobre uma pista de gelo.

Aplicado ao solo, o "gelo artificial", à base de polímeros, reduziria a tração criada por botas dos soldados inimigos ou os pneus de seus veículos, dificultando o movimento, explicam as autoridades.

A vantagem é que a substância poderia ser usada também em ambientes quentes e áridos, "como no Iraque e no Afeganistão".

"A mobilidade irrestrita de forças inimigas em espaços urbanos de batalha, incluindo combatentes e veículos, reduz fortemente a eficiência de operações militares e de paz", explica o comunicado.

"O gelo artificial à base de polímeros (poderia) atingir controle efetivo da mobilidade através de uma precisa e reversível redução da tração do solo."

Agente restaurador

Em complemento, a agência requer que cientistas apresentem também propostas para desenvolver um agente capaz de reverter rapidamente os efeitos do gelo artificial.

"A aplicação deste agente nas botas e pneus das tropas, para restaurar imediatamente a tração no contato, dará aos nossos combatentes mobilidade assimétrica. Seria como possuir habilidade de correr sem esforço sobre o gelo, enquanto a mobilidade do adversário seria restrita", explicam as autoridades.

"Tal sistema dará controle sem precedentes sobre o andamento das operações, incluindo a capacidade de impedir o acesso do adversário a áreas específicas, controlar a entrada e saída de prédios, diminuir a capacidade de nossos adversários de nos perseguir e dar a nossos combatentes tempo para agir, e não reagir."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos