Lula ajudou a 'humanizar' Fórum Econômico, diz Furlan

da BBC, em Londres

Um habitué do Fórum Econômico Mundial - já foram 15 edições -, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, disse que o presidente Lula ajudou a “humanizar” o evento.

Em 2003, na primeira participação do presidente Lula no Fórum, Furlan afirmou que caso Davos não se humanizasse, correria o risco de desaparecer.

Não desapareceu nem perdeu o tom de negócios, mas incluiu em sua agenda temas como pobreza, doenças (Bill Gates, da Microsoft, investiu milhões de dólares na pesquisa contra a malária) ou aquecimento global, um dos temas centrais neste ano.

Mas Furlan vai além e diz que o presidente brasileiro trouxe o Fórum Social Mundial a Davos.

“Quem trouxe o Fórum Social para Davos foi o presidente Lula quando, em 2003, ele fez aqui o mesmo discurso que fez em Porto Alegre. Ele fez a ponte entre o social e o econômico”, disse o ministro.

Aquela, no entanto, foi a última vez que o presidente participou de um Fórum Social.

“Mas ele é o porta-voz. Não precisa ir ao Fórum Social para ser o porta-voz das questões sociais”, justificou Furlan. “As ações do governo comprovam o compromisso dele com o social.”

A edição deste ano do Fórum Social Mundial ocorreu no Quênia e houve críticas à ausência do presidente Lula.

Negócios

Mas no seu primeiro dia na estação de esqui suíça, o presidente Lula tratou de negócios.

Encontrou-se com a farmacêutica Merk, que anunciou a transferência para o Brasil da coordenação de toda a América Latina.

O Googgle disse que está entusiasmado com o Brasil e mostrou interesse em investir em programas sociais brasileiros.

Já o Citigroup falou que gostaria de ampliar as suas operações no país, mas que, devido ao “sucesso da política econômica dos últimos quatro anos”, eles não encontram nenhuma organização à venda no Brasil em que possam investir por aquisição e que estão procurando fazer parcerias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos