Copa do Mundo atrasa construção de hospitais na África

da BBC, em Londres

A construção de dois hospitais na África do Sul foi suspensa para ajudar a pagar as contas da Copa do Mundo que o país hospedará em 2010.

Dois hospitais em Northern Cape foram avisados que a construção de novos edifícios foi adiada por um ano por causa da necessidade que o governo teve de desviar recursos não previstos inicialmente para a construção de estádios.

Uma porta-voz do departamento regional de saúde de Northern Cape, Shelley Fielding, disse que o dinheiro não estava disponível por causa dos esforços do governo para sediar a Copa.

Quando construídos, os hospitais ficarão nas cidades de De Aar e Upington e agora devem ter suas obras começando somente em 2008. O projeto do maior deles prevê 200 novos leitos.

O tesouro sul-africano argumentou que o problema foi o acréscimo dos gastos com saúde pública e negou que dinheiro tivesse sido realocado.

Custos

O custo de fornecer estádios novos e que sugam as normas da Federação Internacional de Futebol (Fifa) está subindo rapidamente, com as construções custando centenas de milhões de dólares e estourando orçamentos.

Uma porta-voz da Aliança Democrática, que é da oposição, culpou o planejamento mal-feito pelo problema.

Mesmo assim, segundo um correspondente da BBC, o presidente sul-africano, Thabo Mbeki, está decidido a levar o evento adiante, uma vez que a reputação do país estaria em jogo.

A Copa do Mundo está programada para ocorrer na África pela primeira vez em 2010. A falta de uma rede de transporte eficiente, altas taxas de criminalidade e a necessidade de se construir a maioria dos estádios do evento levantam dúvidas quanto à capacidade sul-africana de sediar o Mundial.

A Copa do Mundo seguinte, em 2014, acontecerá na América do Sul, e o Brasil é o principal candidato para receber o torneio.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos