Ministros chegam a acordo para retomar Rodada Doha

da BBC, em Londres

Os ministros do Comércio Exterior de cerca de 30 países chegaram a um acordo para retomar as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), conhecidas como a Rodada Doha.

O embaixador brasileiro na Organização Mundial de Comércio (OMC), Clodoaldo Hugueney Filho, confirmou à BBC que o relançamento da Rodada Doha é “oficial”.

“Na semana que vem, já vamos retomar os trabalhos. Já há reuniões de serviço marcadas e recomeçarão os trabalhos multilaterais em Genebra”, disse Hugueney.

“Todos os ministros expressaram a consciência de que há um sentido de urgência nisso, de que é preciso se mover”, afirmou.

Questionado sobre o que teria mudado para essa nova fase da Rodada Doha, o embaixador afirmou que “há uma determinação política, expressa por todos os chefes de estado”.

“Dessa vez há uma consciência de que o tempo está se esgotando”, disse Hugueney, que afirmou que sente que a União Européia está bastante “engajada” no processo.

Em um pronunciamento feito na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressionou as nações ricas para que elas demonstrem flexibilidade para chegar a um acordo que ajudaria a diminuir a pobreza em muitos países e injetaria bilhões de dólares na economia mundial.

Empresários de diversos setores também pressionam os governos para que se chegue a um acordo.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos