Brasileiros são os 'mais preocupados' com aquecimento global

da BBC, em Londres

Internautas brasileiros se revelaram "os mais preocupados do mundo" com os efeitos do aquecimento global, em uma pesquisa divulgada pela consultoria AC Nielsen nesta terça-feira.

Quatro entre cinco brasileiros (81%) disseram que o assunto é "muito sério", em um levantamento feito via Internet em 46 países. Quase 25,5 mil pessoas responderam às perguntas.

O Brasil ficou à frente da França, onde 80% dos entrevistados disseram considerar "muito sério" o aquecimento global.

Os internautas dos Estados Unidos, o país que responde sozinho por um quarto das emissões de gases que causam o efeito estufa, se mostraram "menos familiarizados e menos preocupados" com o tema.

Segundo a pesquisa, 13% do americanos nunca ouviram falar em aquecimento global e apenas 43% disseram achar que se trata de algo "muito sério".

América Latina

Porta-vozes da Nielsen disseram não se surpreender com o fato de o tema – que recebe atenção maciça da imprensa e do público europeu – ter sido considerado mais grave por latino-americanos.

"A América Latina é particularmente vulnerável a furacões e enchentes. Muitas pessoas dependem de colheitas para exportação, como café e banana, e o comportamento descontrolado do tempo pode dizimar suas cidades ou meio de sobrevivência", avaliou o presidente da AC Nielsen na Europa, Patrick Dodd.

Na América Latina, 75% disseram considerar "muito sério" o aquecimento global, dos 96% que se disseram familiarizados com o problema.

A mesma percentagem de europeus disse estar a par do problema, mas apenas 57% atribuíram a ele a mesma gravidade.

Ação humana

Um em cada três americanos declarou que o aumento da temperatura da Terra tem a ver com ações humanas. Muitos opinaram que o aquecimento global resulta de mudanças naturais no clima.

Internautas do Brasil e da China – duas das principais economias emergentes do mundo – disseram achar que o aquecimento global resulta da ação humana.

O presidente da Nielsen Europa afirmou que a consciência de brasileiros e chineses é "gratificante".

"Aqueles que acreditam que o aquecimento global é resultado das ações humanas são mais inclinados a fazer mudanças para salvar o meio-ambiente", ele declarou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos