Operação em Miami prende brasileiro ilegal

da BBC, em Londres

Uma operação do Departamento de Imigração e Segurança de Fronteiras dos Estados Unidos, realizada em Miami, no Estado da Flórida, deteve um total de 178 imigrantes ilegais, entre eles um brasileiro.

Segundo um comunicado do serviço de imigração, a ação, intitulada Retorno ao Remetente, durou uma semana e foi encerrada na última sexta-feira.

Os detidos provém de 18 países. Além de brasileiros, foram presos cidadãos de El Salvador, Colômbia, Venezuela, Peru, Honduras, México, Guatemala, Argentina, Argélia, Haiti, Romênia, Geórgia, Albânia, Equador, Chile, Jordânia e Panamá.

As prisões ocorreram em Miami e nos arredores da cidade, nos condados de Dade, Broward e Palm Beach.

Segundo o serviço de imigração, entre os que foram presos há pessoas com antecedentes criminais.

Antecedentes

De acordo com a porta-voz do Departamento de Imigração em Miami, todos os que já tinham antecedentes criminais e vinham sendo procurados pela Justiça americana deverão ser excluídos do país o quanto antes.

''Através de cada detenção, nós asseguramos a segurança pública e restabelecemos a integridade de nosso sistema de imigração. Aqueles que estão violando as leis de imigração dos Estados Unidos não devem se supreender se forem presos e deportados'', afirmou Michael Rozos, responsável pela divisão da Flórida do serviço de detenção e deportação.

A operação ''Retorno ao Remetente'' faz parte de um plano lançado pelo Departamento de Segurança Doméstica dos Estados Unidos, chamado Fronteiras Seguras, que visa conter imigração ilegal e garantir a segurança das fronteiras americanas.

A ação visa também assegurar que imigrantes ilegais possam ser retirados dos Estados Unidos em um período de tempo curto.

Através do plano Fronteiras Seguras, 424 imigrantes ilegais foram deportados a partir de Miami, em janeiro deste ano.

Entre os deportados, 131 já haviam sido condenados pela Justiça americana, que os acusava de haver cometido crimes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos