Grupo prepara protesto contra magreza na Fashion Week de Londres

da BBC, em Londres

Um grupo britânico está planejando um protesto contra a magreza na London Fashion Week neste domingo em Londres.

O grupo AnyBody, que mantém uma página na internet de defesa da diversidade física, afirmou em sua página que a manifestação na tarde de domingo será "divertida".

O objetivo é dizer à indústria da moda que o grupo quer ver a diversidade dos tipos de corpos refletida na passarela.

E o AnyBody também propôs um abaixo-assinado online contra a magreza das modelos.

'Fascismo'

O grupo sem fins lucrativos foi formado em 2003 por advogados, psicoterapeutas, artistas, além de profissionais da mídia e do próprio mundo da moda.

Segundo a página do AnyBody, que reúne homens e mulheres, o grupo está "comprometido com o estímulo de uma mudança em atitudes culturais em relação a corpos e alimentação para que mulheres e crianças da próxima geração possam aprender a ser felizes com seus corpos".

"Nós desafiamos o domínio distorcido tirânico das indústrias da moda e de dietas em nossas saúde, mentes e corpos. Pedimos ao governo para encarar honestamente o que influencia o comportamento saudável de indivíduos e apóie programas realistas para trazer mudanças na forma de lidar com problemas como obesidade."

Entre as frases e slogans que a organização pretende usar no protesto de domingo está "Queime seu IMC (Índice de Massa Corporal)" e "Lute contra o Fascismo Corporal da Moda".

O evento londrino deve trazer mais polêmica à questão da magreza das modelos.

No ano passado a Semana da Moda de Madri, um dos mais prestigiosos eventos do setor na Espanha, barrou um terço das candidatas a modelo alegando magreza excessiva das moças.

E os casos da modelo Ana Carolina Reston e da estudante de moda Carla Casalle, mortas no Brasil em conseqüência de anorexia nervosa, reacenderam o debate na Itália sobre a relação entre moda e a doença.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos