Obama lança sua candidatura à Casa Branca

da BBC, em Londres

O senador Americano Barack Obama lançou neste sábado sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos dizendo que quer liderar uma nova geração no Governo do país.

“Todas as vezes, uma nova geração se levantou e fez o que foi necessário fazer”, disse Obama, em um discurso na cidade de Springfield, no Estado de Illinois. “Hoje, somos mais uma vez convocados – e é hora de nossa geração atender esse chamado.”

No seu discurso, o único senador negro dos Estados Unidos pediu a retirada em etapas das tropas americanas que estão no Iraque e reafirmou sua oposição aos planos do presidente George W. Bush de enviar mais tropas ao país.

“Avisar os iraquianos que nós não ficaremos lá para sempre é nossa última e melhor esperança na tentativa de pressionar sunitas e xiitas a se sentarem à mesa de negociações e encontrarem a paz.”

Experiência

O senador por Illinois também falou no seu discurso sobre sua relativa falta de experiência para assumir a Presidência – um dos argumentos usados por analistas para desqualificar sua campanha à Casa Branca.

“Eu reconheço que existe uma certa presunção – uma certa audácia – neste anúncio. Sei que não passei muito tempo aprendendo como Washington funciona. Mas eu passei tempo suficiente lá para descobrir que Washington precisa mudar.”

Além de Obama – que tem 45 anos e foi eleito senador em 2004 -, outros políticos americanos já anunciaram a intenção de concorrer à Casa Branca nas eleições de 2008.

Entre eles está a senadora Hillary Clinton - considerada uma das favoritas na disputa pela indicação do Partido Democrata à Presidência – e o ex-senador John Edwards, que foi vice na chapa democrata derrotada nas eleições presidenciais de 2004, encabeçada por John Kerry.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos