Para jornal, DJs estrangeiros ameaçam espírito do Carnaval

da BBC, em Londres

A presença de DJs estrangeiros se apresentando durante o Carnaval ameaça a autêntica festa afro-brasileira de Salvador, afirma reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário britânico The Guardian.

“Com o Carnaval anual de Salvador se aproximando, há crescentes temores entre os puristas de que um aumento no número de atrações internacionais, como o DJ britânico Fatboy Slim, faz soar a marcha fúnebre para o autêntico carnaval afro-brasileiro”, diz o jornal.

A reportagem observa que, “nos últimos anos, os tradicionais trio-elétricos que se reúnem para o Carnaval de Salvador ganharam a companhia de um crescente número de músicos e DJs estrangeiros”.

O texto relata que, neste ano, além de Fatboy Slim estarão presentes também músicos como a colombiana Shakira, Ziggy Marley e Carlos Santana, além de DJs brasileiros, como Marky e Patife, “tocando uma variedade de música eletrônica importada”.

A reportagem afirma ainda que o mesmo temor levou a associação de escolas de samba do Rio de Janeiro a proibir a participação de estrangeiros nos seus desfiles.

Reeleição de Lula

Antes mesmo de terminar de montar seu gabinete para o segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já vive sob a sombra de um possível terceiro mandato, segundo afirma reportagem publicada pelo diário espanhol El País.

“Já se fala da possibilidade de que, em 2010, Lula possa concorrer a um terceiro mandato. Conseguiria isso por meio de uma emenda constitucional aprovada em plebiscito popular, ao estilo de Hugo Chávez na Venezuela, sem a necessidade de submeter a decisão à aprovação do Parlamento”, diz o texto.

Segundo o jornal, a polêmica surgiu após a revelação, pela imprensa brasileira, de um documento do Partido dos Trabalhadores que sugeria a possibilidade de o presidente da República obter poderes para convocar plebiscitos populares sem passar pelo Parlamento.

“Os responsáveis pelo documento negam que estejam pensando na possibilidade de um terceiro mandato para Lula, mas é difícil negar que a porta esteja aberta. E a polêmica, estabelecida”, afirma o jornal.

O assunto também é tema de uma reportagem do argentino La Nación, que destacou a suposta intenção de Lula de voltar ao poder em 2014, após deixar o cargo em 2010 a um sucessor de confiança.

“Para alcançar a meta, Lula quer anular a figura constitucional que permite a reeleição presidencial consecutiva – para evitar que seu sucessor se mantenha no cargo – e aposta em ter sucesso suficiente neste segundo mandato para influenciar sua própria sucessão e ser candidato novamente em 2014”, diz a reportagem.

Invasão dos alfajores

Os tradicionais alfajores argentinos são a nova guloseima da moda em São Paulo, segundo afirma reportagem do jornal financeiro argentino El Cronista Comercial.

O jornal cita a abertura na capital paulista de 13 pontos de venda da marca Havanna, originária de Mar del Plata, com um investimento de R$ 3 milhões.

“Os paulistas, que comeram 1 milhão de alfajores argentinos em 2006, parecem querer seguir avançando com a nova guloseima”, diz a reportagem.

Segundo o jornal, a empresa pretende investir neste ano mais R$ 3 milhões e abrir dez novos pontos de venda, tornando o Brasil o seu principal mercado no exterior, ultrapassando o Chile, que possui hoje 17 lojas.

Apesar do avanço, o jornal observa que a franqueada da marca no Brasil enfrenta alguns obstáculos para sua expansão, entre elas o alto preço dos aluguéis nos melhores pontos comerciais de São Paulo e a proibição de sub-franquias, que limita investimentos de terceiros na abertura de novos pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos