Chávez terá programa diário na Venezuela

da BBC, em Londres

Um discurso semanal de televisão e rádio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deverá passar a ser diário, mas em uma versão mais curta.

Desde 1999, seu programa de quatro horas de duração, Alô Presidente, vem sendo apresentado aos domingos.

Agora, passará a ser transmitido em uma versão de 90 minutos na televisão do país às quintas-feiras, com um programa de rádio ao vivo nos outros dias da semana.

Chávez vai continuar a destacar o que diz serem as conquistas de sua administração, e também insultará abertamente os seus inimigos políticos.

Para milhares de seus partidários na Venezuela, a música tema de Alô Presidente é um sinal para o início do que é, sem dúvida, um show animado.

Chávez usa o programa para celebrar sua agenda política, para anunciar políticas ad hoc e insultar seus opositores - mais freqüentemente o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

O presidente venezuelano também responde a telefonemas dos ouvintes em Alô Presidente, e supostamente resolve os seus problemas no ar, ao vivo.

E ele viajou pelo país com o show - um episódio recente, por exemplo, foi transmitido de uma fazenda de gado em San Carlos, capital do Estado de Cojedes.

Mas o programa agora será abreviado para 90 minutos, para ser exibido na televisão estatal um dia adicional por semana e, ao vivo, no rádio, nos outros quatro dias da semana.

O governo disse que é uma resposta às necessidades da revolução socialista do século 21, que Chávez tem conduzido desde sua reeleição.

Mas seus opositores dizem que embora o programa seja mais breve, haverá mais edições, o que mostra um aumento do tempo de transmissão dado à agenda do presidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos