Exposição de fotos no Rio 'humaniza' atletas do Pan

A exposição Beleza e Poder exibe a partir desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, fotos e material multimídia que mostram atletas por uma visão diferente como parte do roteiro cultural para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Beleza e Poder reúne 40 imagens de atletas de várias modalidades que participam de equipes atualmente e que já fizeram a história do esporte brasileiro.

Os autores das imagens (Guilherme Cunha, Rodrigo Mendes e Daniel Moreira) registraram em preto e banco os movimentos dos corpos de atletas como Fernanda Keller (triatlo), Bimba (windsurf), Guilherme Herdy (surfe), Fabiana Claudino (vôlei), Luis Lima (natação), além da seleção brasileira de caiaque e remo.

A exposição também inclui fotos de atletas como Ricardo Prado, recordista mundial e medalhista de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984), e do ex-jogador de vôlei Tande.

As 40 imagens exploram a plástica do atleta e humanizam a figura do herói que a mídia costuma associar aos esportistas.

A exposição propõe uma reflexão entre a condição humana, os ideais de beleza e poder, o objeto e a indústria cultural de consumo de massa.

Os autores das imagens afirmam que a proposta é "trazer à tona reflexões sobre as formas de exploração do corpo e da figura do atleta" e "explorar as dimensões plásticas do corpo atlético fora de um contexto industrial ou de consumo que procurar distorcer ou direcionar a realidade".

Beleza e Poder fica em cartaz na Gávea até o dia 20 de setembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos