Cientistas descrevem nova espécie de dinossauro

Uma nova espécie de dinossauro, chamada de "Schwarzenegger" de sua família, acaba de ser descrita pela primeira vez por cientistas em um artigo publicado pela revista especializada Zoological Journal of the Linnean Society.

Segundo os cientistas, o Gryposaurus monumentensis, com seu grande bico, centenas de dentes e 10 metros de comprimento, pertence à maior e mais forte espécie já encontrada da família dos hadrossauros, os dinossauros de bico-de-pato.

A criatura de duas pernas, descoberta em um parque nacional no sul do Estado americano do Utah em 2004, viveu nas florestas cretáceas da América do Norte entre 65 e 85 milhões de anos atrás e era um herbívoro.

"Quando você combina 800 dentes com uma mandíbula muito grande e forte, e um bico, você tem um formidável comedor de plantas", disse um dos autores do artigo Terry Gates, do Museu de História Natural de Utah.

"Ele era o Arnold Schwarzenegger dos dinossauros de bico-de-pato", disse Scott Sampson, também do museu.

O Gryposaurus monumentensis foi encontrado no parque nacional Grand Staircase-Escalante National Monument, no sul do Estado. O local é um dos favoritos de paleontólogos que já encontraram outras novas espécies na região, entre elas o dinossauro carnívoro Hagryphus, parecido com o Velociraptor, e espécies de tiranossauros.

"Nós também achamos várias outras espécies de herbívoros, incluindo três novas espécies de dinossauros com chifres, alguns de forma abobadada e outros de carapaça", disse Gates à

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos