Vitória fortalece Obama para 'super terça-feira'

A vitória consagradora de Barack Obama na primária da Carolina do Sul representou um estímulo para a candidatura do senador para a disputa da chamada ''super terça-feira'' no próximo dia 5 de fevereiro, quando mais de 20 Estados americanos farão primárias simultâneas.

Nas primárias democratas deste sábado, na Carolina do Sul, Obama obteve 55% dos votos, contra 27% de Hillary e 18% do ex-senador John Edwards.

A conquista também aumentou a indefinição da corrida eleitoral entre os democratas. Segundo pesquisas, a senadora Hillary Clinton ainda é a favorita para vencer em Estados com grandes colégios eleitorais, como a Califórnia, Nova York e Nova Jersey.

Mas tanto Obama como Hillary estão procurando faturar o máximo possível de delegados em cada Estado, para a eventualidade de a disputa só ser decidida na convenção democrata, que acontece em agosto na cidade de Denver, no Colorado.

Nos Estados da ''super terça-feira'', Obama espera repetir o êxito obtido em Iowa, de população predominantemente branca, e na Carolina do Sul, de eleitorado majoritariamente negro.

Ampla coalizão Além do apoio afro-americano, Obama tem despertado a simpatia de eleitores independentes, como aconteceu em New Hampshire, onde ele obteve a segunda colocação, e até de republicanos moderados, como ocorreu em Nevada, Estado em que o senador também ficou com a segunda colocação, mas faturou mais delegados do que Hillary. O fato de a candidatura de Obama ter um apelo que transcende raças e até barreiras ideológicas vem sendo destacado por seus eleitores, que apreciam a mensagem de união defendida pelo candidato. ''Ele é um homem negro e é um grande orador. É como Martin (o reverendo Martin Luther King), que tinha muitos correligionários brancos'', disse à

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos