Índia e China lideram mercado de tecnologia, diz Unctad

China e Índia lideram a produção mundial de equipamentos e serviços de tecnologia da informação e de comunicação, de acordo com o Relatório da Economia da Informação 2007-2008, publicado nesta quarta-feira pela Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento).

O documento diz que a maior parte dos chips de computadores, aparelhos telefônicos, laptops, televisores, aparelhos de DVD e outros produtos eletrônicos e de telecomunicações são hoje produzidos nos países em desenvolvimento.

O relatório indica que a indústria da tecnologia da informação e comunicação tem registrado um crescimento global mais rápido do que outras indústrias, principalmente na Ásia.

O setor inclui não apenas a montagem de produtos de consumo eletrônicos, mas também seviços, como os relacionados a softwares, consultorias, atividades de telecomunicações e centrais de atendimento ao consumidor.

O documento também aponta que a participação dos países em desenvolvimento no setor está crescendo e deverá continua a crescer, e que o setor terá papel cada vez maior no comércio entre os países em desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, a Unctad alerta que a concorrência deve aumentar, e os países que quiserem atrair investimentos estrangeiros e contratos no setor terão que investir na força de trabalho doméstica, na infra-estrutura de telecomunicações e em melhorias no ambiente de investimentos.

Comércio A Unctad afirma que a queda no comércio dos produtos do setor depois da crise do índice Nasdaq, no ano 2000, já foi totalmente recuperada.

A participação dos países em desenvolvimento na exportação de serviços relacionados à tecnologia da informação e de comunicação também está crescendo, segundo a Unctad, principalmente por causa do forte crescimento do setor na China e na Índia.

Em 2004, a China ultrapassou os Estados Unidos como principal exportador mundial de produtos do setor. Dois anos depois, suas exportações chegaram a US$ 299 bilhões, o equivalente a 34,4% do comércio exterior total do país naquele ano.

A Índia hoje lidera as vendas internacionais de serviços do setor, segundo o relatório. Primariamente guiado pelo setor, a exportação de serviços da Índia em comparação ao total de exportações cresceu de 18% em 1995 para 37% em 2006.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos