Defeito deixa estação espacial internacional sem mictório

Astronautas da Estação Espacial Internacional esperam ansiosamente a chegada do ônibus espacial Discovery, que levará uma bomba de ar para consertar o mictório da estação.

A unidade de coleta de urina, e não a unidade de coleta de dejetos sólidos, não está funcionando de maneira correta há vários dias.

A Nasa diz acreditar que o problema está em uma bomba de ar e afirma que três tripulantes estão operando o equipamento manualmente.

Para enviar o novo equipamento, a Nasa teve de remover outras peças do ônibus espacial, que será lançado no sábado.

"Obviamente, ter um vaso sanitário que funcione é prioridade para nós", disse o responsável pela carga do ônibus espacial, Scott Higginbotham.

Mictórios espaciais geralmente usam jatos de ar para fazer com que a urina seja levada, através de um tubo, para um recipiente onde é separada entre líquido e gás.

No seu site, a Nasa diz que os tripulantes perceberam que havia algo errado quando "ouviram um barulho e o jato parou de funcionar".

Os tripulates substituíram várias partes do vaso sanitário, mas tiveram de adotar "uma operação manual da bomba de ar" e um sistema alternativo para a unidade de separação.

A Nasa afirma que um de seus funcionário viajaria da Rússia para a Flórida com peças de reserva para o vaso, que foi construído pelos russos, antes do lançamento do ônibus espacial no sábado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos