Premiê britânico vira personagem de revista em quadrinhos

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, tornou-se personagem de uma nova edição da revista em quadrinhos Captain Britain, ou Capitão Bretanha, produzida nos Estados Unidos pela editora Marvel Comics. Em Captain Britain & The MI13, o premiê aparece como uma figura heróica que pede a ajuda de super-heróis britânicos - entre eles o Capitão Bretanha - em uma missão para salvar a nação de invasores alienígenas.

Na trama, três dos invasores conseguiram penetrar no gabinete e assumiram a forma de ministros, entre eles, o ministro do Interior.

Na vida real, o governo Brown enfrenta uma grave crise, com os índices de popularidade mais baixos das últimas décadas. Fundada em 1939, a editora Marvel Comics publica quadrinhos de heróis como o Capitão América, Homem Aranha, Homem de Ferro, o Poderoso Thor, o Incrível Hulk e o Quarteto Fantástico, entre outros.

O Capitão Bretanha, equivalente britânico ao Capitão América, foi criado em 1976.

Missão Na trama do novo gibi, Gordon Brown envia os super-heróis britânicos - entre eles o personagem feminino Spitfire - em uma missão do fictício serviço secreto de inteligência MI13, em uma alusão aos verdadeiros serviços de inteligência, MI5 e MI6.

"Agora, todos os super-heróis britânicos trabalham para o MI13. Quer você goste, ou não", comanda Brown.

O objetivo é combater os alienígenas da raça Skrull que se alojaram nas montanhas Cheviot, na região de Northumberland, no norte da Inglaterra. "Que escolha estranha", reflete Brown no gibi. "Não há nada de valor estratégico na região".

O que Brown não sabe é que, escondido nas montanhas, está um portão que dá acesso a um universo de poderes sobrenaturais.

A civilização Skrull quer achar o portão, e com poderes de metamorfose, três skrulls assumiram a identidade de ministros do governo.

Os ministros alienígenas não são mencionados pelo nome e não aparecem na revista. A nova aventura na série do Capitão Bretanha, que chegou a ser escrita pelo famoso autor de quadrinhos Alan Moore (Watchmen, V de Vingança) foi criada pelo escritor britânico Paul Cornell, que já escreveu episódios da popular série de TV da BBC Doctor Who.

"Eu quis que o personagem se parecesse com Gordon Brown", disse Cornell ao jornal britânico Daily Mail.

"Eu sou um fã de Gordon Brown, então eu estou satisfeito por dar a ele uma ajuda de relações públicas dos dois lados do Atlântico e ao redor do mundo", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos