Primeiros hóspedes se instalam na Vila Olímpica

Os primeiros atletas a se hospedar na Vila Olímpica se instalaram neste domingo, 12 dias antes do início dos Jogos de Pequim.

A estrela de basquete chinesa Yao Ming e o corredor de barreiras Liu Xiang estiveram presentes à cerimônia de hasteamento da bandeira no local, com intensa segurança.

A abertura ocorreu em uma manhã abafada e, segundo os jornalistas presentes, uma nuvem de poluição pairava sobre o luxuoso complexo da Vila Olímpica.

Ao todo, 16 mil atletas vão ficar hospedados no local durante as Olimpíadas.

Segundo o correspondente da BBC em Pequim Quentin Sommerville, os apartamentos, que devem acomodar quatro ou oito pessoas, cada, foram construídos com parâmetros ambientais altos para a China.

Alguns dos prédios são movidos a energia solar, e ao contrário do que ocorre no resto do país, os moradores poderão beber água direto da torneira.

Camas especiais foram instaladas para os atletas mais altos.

A segurança alimentar é uma das preocupações na China, então, tudo o que for servido aos atletas vai ser examinado na hora em laboratórios móveis.

Chave da vila Falando na cerimônia de abertura, uma das vice-presidentes do comitê organizador de Pequim, Chen Zhili, disse: "Nós agora damos as boas vindas a atletas de todo o mundo para que venham aos Jogos".

Chen, a chamada prefeita da vila, acrescentou: "Vamos tentar satisfazer as necessidades das pessoa de diferentes culturas e religiões".

Ela recebeu a chave simbólica da cidade do presidente do comitê organizador, Liu Qi, que também é o chefe do Partido Comunista de Pequim.

Os atletas chineses foram os primeiros a se instalar.

Os apartamentos serão reformados e vendidos após os Jogos.

Há informações de que eles deverão ser vendidos por US$ 1 milhão, considerado um preço alto, mesmo no efervescente mercado imobiliário de Pequim.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos