Eleições municipais testarão força carismática de Lula, diz 'El País'

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta as eleições municipais deste domingo como uma prova a superar antes do pleito presidencial de 2010, afirma uma reportagem publicada na edição desta terça-feira do jornal espanhol "El País".

"As eleições se desenham como exame da força eleitoral do carismático presidente do país, que conta com 83% da aprovação popular", diz o diário.

"Por isso, os candidatos dos 13 partidos que formam a coalizão do governo quiseram comparecer aos comícios junto com Lula ou exibir uma declaração do líder em apoio a sua candidatura".

Segundo o texto, alguns candidatos da oposição, após fracassarem na busca pelo respaldo do presidente "chegaram ao extremo ridículo de contratar alguém para imitar sua voz e lhes conceder seu consentimento publicamente".

Para o jornal, as eleições servirão para saber se o Partido dos Trabalhadores (PT) vai sair com força suficiente para eleger um candidato próprio em 2010.

"Um dos lugares onde esta prova será especialmente significativa é o Estado de São Paulo, que responde por 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Geralmente, o partido que ganha as eleições em São Paulo é candidato forte nas presidenciais."

O "El País" destaca que as eleições municipais demonstrarão se Lula sairá suficientemente fortalecido para conseguir impor sua candidata em 2010, a atual ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

"Isto significaria uma continuação do lulismo sem Lula. Do contrário, o poder voltará às mãos do PSDB, o que minguaria em parte o mito do carisma do presidente", afirma o jornal espanhol.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos