Mostra revela 'raízes européias' do mundo de Walt Disney

Um museu de Munique, na Alemanha, exibe uma exposição que revela que várias criações de Walt Disney foram inspiradas em pinturas e sagas européias.

A mostra O maravilhoso mundo de Disney e suas raízes européias, em cartaz no museu Hypo-Kunsthalle, compara as cenas de vários desenhos animados com obras de famosos artistas europeus, deixando claro que o estúdio do famoso cineasta e animador americano tirou deles boa parte de sua inspiração.

Entre os desenhos analisados estão clássicos como Cinderela, Alice no País das Maravilhas e Branca de Neve e os Sete Anões.

Uma cena de Mogli, O menino lobo é comparada a uma pintura de Henri Rosseau que mostra a mesma paisagem selvagem do desenho animado.

Em outra comparação, uma cidade coberta de neve que aparece no desenho da Bela Adormecida é mostrada lado a lado com uma tela do pintor Pieter Brueghel.

A mostra é o resultado de anos de pesquisa de historiadores.

"Muitos dos desenhos animados de Disney contaram velhas sagas de uma maneira nova," diz o curador da mostra, Roger Diederen.

Segundo Diederen, Disney viajou muito pela Europa antes de começar sua carreira e era fascinado pelas sagas européias.

"É claro que ele não copiou as obras," diz o curador. "Mas são evidentes as associações com obras de pintores como Gustave Doré, Salvador Dalí ou Caspar David Friedrich." A exposição inclui cerca de 350 obras e objetos, entre eles ilustrações originais dos cenários de desenhos animados e fitas originais.

A exposição também honra em uma seção especial o trabalho de dezenas de ilustradores que faziam parte da equipe de Disney e cujos nomes ficaram esquecidos.

A mostra fica em cartaz até o dia 25 de janeiro de 2009.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos