'Mensagem da Al-Qaeda' diz que Obama traiu raízes

Uma gravação divulgada nesta quarta-feira, atribuída ao segundo em comando da rede extremista Al-Qaeda, Ayman Al-Zawahiri, critica o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, dizendo que ele traiu suas raízes negras e muçulmanas.

Na mensagem, o suposto Zawahiri diz que Obama "representa o oposto de negros americanos honrados como Malik Shabazz, conhecido também como Malcolm X" e se refere a Obama com um "escravo da casa".

"Você nasceu de um pai muçulmano, mas decidiu ficar do lado dos inimigos do Islã e rezar como um judeu, embora diga ser um cristão, para que pudesse subir a escada da liderança dos Estados Unidos. Você subiu com o apoio de Israel." "Não é estranho que Malcolm X tenha sido morto enquanto você subia a escada para liderar as mais criminosas forças na história e liderar a mais violenta campanha contra os muçulmanos. A declaração de Malcolm X sobre escravos da casa se aplica a você, (o ex- secretário de Estado americano) Colin Powell, (a atual secretária de Estado, Condoleezza) Rice e outros parecidos", diz o suposto Zawahiri na gravação.

Malcolm X, o ativista muçulmano que defendeu os direitos dos negros americanos na década de 50 e 60, usou a expressão "negro da casa" para se referir a afro-americanos que havia traído suas raízes, em uma conotação de que essas pessoas seriam serviçais dos brancos.

Afeganistão Na mensagem, Zawahiri também condena os planos de Obama de enviar mais tropas ao Afeganistão.

A mensagem foi divulgada em sites de militantes islâmicos juntamente com imagens estáticas em vídeo que mostram, além de Zawahiri, Obama usando um solidéu e rezando com judeus no Muro das Lamentações, em Jerusalém.

Se a mensagem for confirmada como genuína, será o primeiro reconhecimento por parte de um representante da Al-Qaeda da vitória de Obama na eleição para a Casa Branca.

O egípcio Zawahiri é tido como braço direito do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, e o principal formulador da ideologia da organização extremista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos