Zimbábue nega visto a Kofi Annan e Jimmy Carter

O ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter disseram neste sábado que o governo do Zimbábue lhes recusou vistos para uma visita ao país.

Além de Annan e Carter, a esposa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, a moçambicana Graça Machel, também teve o visto recusado.
  • Reuters

    O ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan (esq.), e o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter tiveram seus vistos recusados pelo Zimbábue para fazer uma visita humanitária


Os três tiveram de cancelar a viagem que haviam planejado ao Zimbábue, onde verificariam a situação humanitária do país.

"Nós tivemos de cancelar a nossa visita, porque o governo [do Zimbábue] deixou claro que não vai cooperar", disse Annan, em uma coletiva de imprensa.

Crise política
O governo do Zimbábue ainda não se manifestou sobre o caso. Annan disse que não recebeu uma explicação clara sobre o motivo da recusa dos vistos.

Kofi Annan, Jimmy Carter e Graça Machel formam um grupo conhecido como Os Anciãos, que foi criado para lidar com questões humanitárias.

Eles haviam prometido que o único objetivo da viagem seria ajudar as pessoas pobres do Zimbábue, e que não haveria nenhuma interferência no processo político do país.

O Zimbábue vive uma crise política desde as eleições realizadas em junho. O partido do presidente Robert Mugabe, o Zanu-PF, e o oposicionista Movimento por Mudança Democrática (MDC, em inglês) não conseguem chegar a um acordo sobre como formar uma coalizão de governo. Mugabe vem sofrendo pressões internacionais devido à crise.

Os Anciãos disseram que queriam apenas conversar com pessoas pobres para verificar a situação humanitária no Zimbábue.

Organizações que trabalham no país afirmam que metade da população pode sofrer com falta de comida no começo do próximo ano. Recentemente, uma epidemia de cólera matou 300 pessoas.

O grupo anunciou que ficará na África do Sul, mas continuará trabalhando sobre as questões do Zimbábue. Annan e Carter já foram agraciados com o Nobel da Paz por seus trabalhos humanitários e diplomáticos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos