Manifestantes encerram ocupação de aeroporto na Tailândia

Manifestantes de oposição na Tailândia encerraram a ocupação dos aeroportos da capital do país, Bangcoc, nesta terça-feira, segundo o presidente da Autoridade Aeroportuária da Tailândia.

De acordo com o correspondente da BBC em Bangcoc, Quentin Sommerville, Otopan Wicherat afirmou que chegou a um acordo com os manifestantes para que deixem os aeroportos imediatamente.

Os vôos de passageiros devem ser retomados completamente a partir da meia noite do dia 4 de dezembro, a tempo do aniversário do rei tailandês. Vôos de carga serão retomados em breve.

Funcionários do setor de segurança dos aeroportos já estão voltando ao trabalho para iniciar uma inspeção dos prédios do terminal.

Manifestantes partidários da Aliança Popular pela Democracia (PAD, na sigla em inglês) ocuparam os aeroportos de Don Mueang e Suvarnabhumi há mais de uma semana.

Vitória Segundo Sommerville os oposicionistas declararam vitória depois que a Corte Constitucional tailandesa dissolveu nesta terça-feira o Partido do Poder Popular (PPP) e baniu seus líderes, inclusive o primeiro-ministro Somchai Wongsawat, da política por cinco anos.

A coalizão que governa o país foi considerada culpada pelos juízes em uma acusação de fraude eleitoral.

Pela Constituição do país, no entanto, os parlamentares da agremiação que não foram banidos podem manter seus assentos sob o nome de outro partido, podendo assim tentar formar um novo governo. A decisão ocorreu depois de três meses de cerco ao complexo onde está o gabinete do premiê, em Bangcoc, organizado pelos partidários do PAD. Os manifestantes já começaram a encerrar o cerco.

Na segunda-feira, manifestantes do PAD que ocupavam os aeroportos de Bangcoc permitiram que 88 aeronaves que estavam paradas no aeroporto de Suvarnabhumi levantassem vôo, mas sem nenhum passageiro a bordo. Os aviões seguiram para aeroportos regionais para buscar turistas que estão retidos no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos