Gangue é condenada por 20 mortes por racismo em Moscou

Sete integrantes de uma gangue de skinheads de Moscou foram considerados culpados por 20 assassinatos cometidos por motivação racista na capital da Rússia.

Segundo os promotores do caso, os réus formaram a gangue para atacar imigrantes não eslavos, de regiões asiáticas ou do Cáucaso, da antiga União Soviética.

As mortes ocorreram entre agosto de 2006 e outubro de 2007, quando a maioria dos acusados ainda era menor de idade. O grupo também tentou matar outras 12 pessoas.

A Justiça russa deve começar a analisar as possíveis sentenças para o grupo nesta quinta-feira. Outros dois membros da gangue foram absolvidos por falta de provas.

Segundo o correspondente da BBC em Moscou, James Rodgers, mesmo em uma cidade marcada pela violência racista, os crimes do grupo ganharam destaque.

Portas fechadas De acordo com Rodgers, o julgamento foi realizado a portas fechadas, devido ao fato de a maioria dos acusados ser menor de idade na época dos crimes.

Por isso não foram divulgados muitos detalhes, mas informações divulgadas pela imprensa russa sugerem que alguns dos acusados admitiram a culpa, e até pareciam se orgulhar dos crimes.

Uma porta-voz da Justiça russa afirmou que o júri decidiu que todos os acusados - exceto os dois indivíduos identificados como os organizadores da gangue - merecem clemência.

Segundo a porta-voz, a pena máxima de prisão para um menor na Rússia é de dez anos.

O correspondente da BBC afirma que mesmo com a condenação da gangue, as minorias que vivem nas grandes cidades da Rússia continuarão temendo a violência.

A organização não-governamental Escritório para os Direitos Humanos de Moscou informou que, apenas em 2007, 74 pessoas foram mortas e 340 feridas em ataques racistas no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos