Milhares comemoram aniversário do Hamas em Gaza

Dezenas de milhares de simpatizantes do grupo palestino Hamas se reuniram neste domingo em um estádio na Cidade de Gaza para comemorar o 21º aniversário da organização.

Os simpatizantes vieram de todas as partes da Faixa de Gaza, carregando bandeiras do Hamas e usando roupas verdes - a cor associada ao grupo.

A comemoração está sendo vista como uma demonstração de força do Hamas - que está no comando de Gaza desde junho de 2007 -, a menos de uma semana do fim de um acordo de cessar-fogo com Israel.

Em discurso diante da multidão, o líder do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, disse que as facções atuantes no território tiveram uma visão negativa do que foi conseguido com o cessar-fogo.

Renovação Ainda neste domingo, um porta-voz do governo israelense, Mark Regev, disse que seu país está disposto a renovar o acordo de cessar-fogo, que já dura quase seis meses.

Ele afirmou que Israel não vai tolerar ataques diários com foguetes vindos de Gaza. Mas fontes do Ministério da Defesa israelense indicaram que não deve lançar uma grande operação militar no território palestino.

No entanto, nas últimas seis semanas, Israel reforçou o bloqueio de suprimentos a Gaza, em resposta aos ataques vindos de palestinos.

Diplomatas dizem que nenhum lado tem interesse em ver o retorno das hostilidades. Mas todos concordam que a calma na região continua sendo "frágil".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos