Manifestantes protestam contra ação em Gaza em todo o mundo

Milhares de pessoas foram às ruas protestar contra a ação militar israelense na Faixa de Gaza em várias cidades do mundo, neste sábado.

Em Londres, cerca de 15 pessoas foram presas durante a manifestação que atraiu 20 mil pessoas, segundo a polícia. De acordo com as estimativas da BBC, cerca de 50 mil pessoas teriam participado dos protestos.

No sul do Líbano, milhares de pessoas acompanharam um comício promovido pelo Hizbollah, e em Atenas, capital da Grécia, manifestantes seguravam fotografias de crianças palestinas feridas pelos bombardeios israelenses em Gaza.

Na Austrália, centenas de manifestantes atiraram sapatos contra o prédio da embaixada israelense em Camberra, e protestos semelhantes ocorreram em Sarajevo, Berlim - onde mais de 8 mil pessoas fizeram uma passeata - e Paris, onde um número estimado de 30 mil pessoas gritava: "Nós somos todos crianças de Gaza".

Londres Na capital britânica, os protestos começaram pacificamente, mas houve confrontos quando a polícia tentou afastar manifestantes dos portões da embaixada israelense.

A vitrine de um café Starbucks foi quebrada e três policiais ficaram feridos, quando um grupo de manifestantes começou a atirar objetos.

Centenas de policiais guardavam a segurança do lado de fora da embaixada, onde cerca de 200 manifestantes chegaram mais perto do prédio, mas na maior parte do dia, as manifestações foram pacíficas.

Também houve protestos em Edimburgo, Aberdeen (Escócia), Belfast (Irlanda do Norte), Newcastle e Southampton (Inglaterra).

Em Edimburgo, cerca de 300 sapatos foram atirados por manifestantes contra o consulado dos Estados Unidos e três policiais sofreram feridas leves.

Os manifestantes pediam uma postura mais forte do governo britânico na condenação dos ataques.

No domingo, um grupo de manifestantes pró-Israel planeja um comício no centro de Londres, pedindo a paz em Israel e Gaza.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos