Portugal teme entrada de PCC no país, diz jornal

A polícia portuguesa está tão preocupada com a chegada do Primeiro Comando da Capital (PCC) ao país que convidou dois membros da Polícia Federal para discutir como combater o grupo, segundo notícia publicada nesta quarta-feira no site do Diário de Notícias.

Segundo o jornal, "o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está em alerta quanto à hipótese de instalação em Portugal de uma célula do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma máfia que atua no interior de prisões brasileiras e que é capaz de provocar uma enorme onda de violência na sociedade".

Os policiais federais estiveram em Portugal em dezembro, e um deles teria dito ao DN que as autoridades portuguesas estão preocupadas com a possibilidade de alguns membros do PCC se instalarem em Portugal.

O SEF informou ao jornal que não há qualquer indício de que o PCC atue no país, mas um juiz do Departamento de Investigação e Ação Penal teria dito ao Diário de Notícias que Portugal pode, de fato, ser alvo de criminosos brasileiros.

"'Quanto ao PCC, em Portugal não há tantos presos nas cadeias como no Brasil relacionados com crime violento. Mas, se do outro lado apertarem muito o cerco às organizações, Portugal é um alvo para transferência das atividades', sintetizou o magistrado, referindo que os elementos da Polícia Federal colocaram em cima da mesa esta hipótese." "Aliás, a polícia brasileira alertou mesmo os responsáveis portugueses para a necessidade de, 'aos primeiros sinais de alerta', estancar logo o fenômeno, sob pena de se tornar incontrolável", diz o jornal português.

O Diário afirma que durante a reunião, os policiais brasileiros deram exemplos do grau de organização e profissionalismo do PCC em ações criminosas e que a troca de informações vai continuar, já que Portugal mantém um oficial de ligação no Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos