Milhões acompanham posse de Obama em Washington

Milhões de pessoas estão na capital americana, Washington, para acompanhar a cerimônia de posse do 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Já no amanhecer a esplanada em frente ao Capitólio da capital americana começou a ser tomada pelos fãs do presidente eleito, que deve fazer seu juramento às 12h, hora local (15h em Brasília).

A expectativa é de que dois milhões de pessoas acompanhem a cerimônia em Washington, um número recorde - apesar do frio esperado de -1ºC.
Telões foram espalhados na esplanada para que todos possam ver os detalhes do evento.

Para garantir que a posse ocorra sem problemas, um esquema de segurança sem precedentes foi adotado, mobilizando cerca de 40 mil agentes.

Missa
No discurso de cerca de 20 minutos que deve fazer mais tarde, após o juramento, Obama deve pedir uma era de responsabilidade nos Estados Unidos.
O presidente eleito e a mulher Michelle começaram o dia indo às 9h a uma missa privada na igreja de São João juntamente com seu vice, Joe Biden, e sua esposa.
Cerca de uma hora depois, ele seguiu para a Casa Branca, onde se encontraram com o atual presidente, George W. Bush.

Em seguida, Bush e seu vice, Dick Cheney, seguem com Obama e Biden até o Capitólio. Lá, primeiramente Biden será empossado, depois o presidente eleito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos